Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Saúde 14/02/2020 | 12h33

Usuários do SUS reclamam da falta de fitas para medida de glicemia na Farmácia Básica de Caxias


Usuários do SUS reclamam da falta de fitas para medida de glicemia na Farmácia Básica de Caxias
Foto: Mateus Argenta/ Divulgação

Há mais de um mês que os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de Caxias do Sul estão sem conseguir as fitas para medida de glicemia capilar na Farmácia Básica. De acordo com Maria Inês da Silva, de 66 anos, essa é a situação que pessoas com diabetes, e que dependem do sistema de saúde público, estão passando.

Desde novembro do ano passado, ela afirma que vem recebendo a quantidade dos insumos de forma reduzida. Porém, em janeiro de 2020, não recebeu os materiais para medição da glicose e teve de pagar do próprio bolso. Maria informa que recebeu informações de que não havia uma previsão oficial de quando os insumos voltariam para o estoque da Farmácia Básica.

Em entrevista à Rádio Caxias, a diretora técnica da Farmácia Básica, Aline Maroneze, ela confirma a falta dos insumos para medir o índice de glicemia para pessoas com diabetes. Ela salienta que, desde o início do ano, diversos medicamentos estavam fora de estoque, mas que, paulatinamente, foram adquiridos e a situação já está normalizada.

Porém, em relação às fitas de medição, a previsão é de que voltem aos estoques a partir do próximo mês. De acordo com Aline, foi feita uma licitação no valor de R$ 181 mil, para obtenção dos insumos e a empresa vencedora do certame tem o prazo de 15 dias para o fornecimento dos materiais.

Os medicamentos e insumos destinados ao monitoramento da glicemia capilar dos portadores de diabetes são fornecidos pelos municípios do Estado.


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.