Rádio Caxias

Notícias



REGIÃO

Religiosidade 21/05/2022 | 06h52

Último fim de semana de pré-romarias movimenta Santuário de Caravaggio


CONFIRA O ÁUDIO


Último fim de semana de pré-romarias movimenta Santuário de Caravaggio
Foto: Divulgação


POR ALANA MATOS | DEPARTAMENTO DE JORNALISMO

Ocorrem neste fim de semana três pré-romarias a Caravaggio. A 11ª Caminhada, Corrida da Fé e a 43ª Romaria dos Motociclistas acontecem neste sábado (21) e o domingo (22) será dia da 1ª Romaria das Pessoas com deficiência, adiada devido à chuva. Este fim de semana é o último que antecede a celebração oficial, que inicia dia 26 de maio, e tem procissões até o domingo, 29 de maio.

A primeira celebração desse sábado vai ser a Caminhada, Corrida da Fé, que terá saída de Caxias do Posto SIM, na ERS-122, às 07h, para caminhantes e às 08h para corredores. Em Farroupilha, a saída será do Parque Cinquentenário, às 09h, para caminhantes e corredores. A chegada no Santuário está prevista para às 10h30, onde uma celebração com o Frei Jaime Bettega vai ser realizada. Uma das organizadoras, Letícia Boscatto comenta que retornar ao Santuário é uma celebração à amizade, ao esporte e de devoção. Ela ressalta que o principal sentimento é de união e gratidão.

Na 43ª Romaria dos Motociclistas não será realizada procissão, para segurança dos participantes. Com isso, cada motociclista deve se dirigir para o Santuário, onde às 14h30 uma celebração vai ser realizada na esplanada e às 15h uma missa. Enquanto isso, no domingo, a previsão para a Romaria das Pessoas com Deficiência é que todos estejam às 16h30 no Santuário. Foram programados dois pontos de saída para os fiéis, o primeiro com cerca de 4 km e o segundo com 1,5 km.

Às 14h, a saída será na Rodovia dos Romeiros, do pronto atendimento da Unimed, que é o maior percurso, e o outro ponto é o trevo para o acesso secundário a Caravaggio, onde inicia o menor trecho. Cada peregrino tem liberdade para escolher o trajeto, de acordo com a limitação que possui. A secretária da Associação dos Amigos do Caminho de Santiago de Compostela do Rio Grande do Sul (Acasargs), promotora da romaria, Maria Ester Adami, explica que esta será a oportunidade de muitas pessoas participarem das celebrações.

O tema da 143ª Romaria ao Santuário de Caravaggio será “Fonte de sabedoria, rogai por nós”.







Em breve
Nenhum jogo no momento.