Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Ação Cível 14/07/2020 | 11h38

UAB vai à Justiça para pedir mais transparência da Prefeitura em informações sobre a Covid-19


UAB vai à Justiça para pedir mais transparência da Prefeitura em informações sobre a Covid-19
Foto: Divulgação

O setor jurídico da União das Associações de Bairros encaminhou ao Poder Judiciário uma ação contendo 12 solicitações para o cumprimento pela Prefeitura de Caxias do Sul. Os pedidos envolvem maior transparência na divulgação dos dados sobre a Covid-19, e a atualização do plano de contingência do Município.

Segundo as justificativas da entidade, a população envia diariamente mensagens à União solicitando informações. Por conta disso, o presidente Valdir Walter já realizou duas reuniões com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), mas em ambas não obteve as respostas necessárias.

A diretora jurídica da UAB, Daiane Fogaça da Luz, explica que as principais solicitações são a atualização do plano de contingência, pois o último divulgado pela prefeitura foi em abril. Além disso, a entidade quer a divulgação dos números corretos em relação ao surto na empresa JBS.

Daiane ressalta que a gestão divulga os dados e os surtos nas empresas, como o caso do Zaffari, mas não alerta a população para que não compareça aos locais, facilitando assim a aglomeração em estabelecimentos contaminados. Por isso, a UAB acredita que a gestão pode ser mais transparente nos dados apresentados.

Daiane Fogaça comentou ainda que outros estados já entraram com esta mesma ação, porém todas elas foram por meio do Ministério Público. Contudo, a União das Associações de Bairros acredita ter relevância sobre as causas que envolvem a população, sendo uma ponte de diálogo entre a Prefeitura e as demandas da sociedade.

O pedido foi recebido pelo juiz João Pedro Cavalli Junior, e este já endereçou ao jurídico da UAB uma intimação para que sejam legitimadas as informações, o que ocorreu já neste domingo (12). O processo agora retorna ao juiz, para que este intime o Ministério Público de Caxias do Sul, e posteriormente a ação será deferida ou não pelo Judiciário. A previsão é de cinco dias para este trâmite ocorrer.


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.