Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Aulas 04/05/2021 | 08h51

Tentativa de distanciamento e escalonamento de turmas marcam retomada de aulas presenciais em Caxias


Tentativa de distanciamento e escalonamento de turmas marcam retomada de aulas presenciais em Caxias
Foto: Divulgação/Internet

O retorno às aulas presenciais nesta segunda-feira (03) em Caxias do Sul ocorreu de forma tranquila. O primeiro dia foi avaliado pelas representantes das redes municipal e estadual de ensino, que destacaram o cumprimento dos protocolos de saúde em razão da pandemia de Covid-19.

Segundo a Secretaria Municipal da Educação (Smed), a estimativa é que retornaram às salas de aula em torno de 17 mil alunos, em um universo de 43 mil. Até a última sexta-feira (30), a estimativa era de aproximadamente 19 mil. Nessa segunda, abriram as 45 escolas de educação infantil e 83 escolas de ensino fundamental de Caxias.

Conforme a titular da pasta, Sandra Negrini, a retomada aconteceu com a presença de estudantes seguindo o plano de contingência permitido pela bandeira vermelha. Ela destacou a visita realizada aos educandários para conferir o cumprimento de regras como a do distanciamento, que prevê 1,5 metro entre os alunos.

Sandra acrescenta muitos pais deixaram de encaminhar os filhos às escolas. Porém, a secretária garante a adoção dos cuidados, que envolvem também higienização constante de refeitórios, medição a temperatura e uso do álcool em gel. Para evitar aglomerações, por exemplo, as turmas e horários sofreram escalonamento.

Em relação ao transporte escolar, a secretária Sandra Negrini explicou que, ao menos, dois veículos ainda devem ter a vistória validada para funcionamento em até dois dias.

Na área da 4ª Coordenadoria Regional de Educação (4ª CRE), a retomada começou nessa segunda-feira com os anos iniciais do ensino fundamental. Até o dia 13, a expectativa é que a volta também ocorra para as séries finais do mesmo grau e o ensino médio.

A titular da 4ª CRE, Viviani Devalle, explica que retornaram nessa segunda-feira 22 das 56 escolas estaduais de Caxias. Ela pontuou que todos os educandários possuem os insumos necessários para garantir a segurança dos estudantes. A estratégia para evitar aglomerações tem como regra o distanciamento de 1,5 metro entre os alunos nas salas e nos refeitórios 2,25 metros.

Na semana passada, um decreto emitido pelo Estado e seguido pelos municípios autorizou o retorno das aulas presenciais para todos os níveis de ensino. O Rio Grande do Sul encontra-se em bandeira vermelha, sem possibilidade cogestão com as cidades.


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.