Rádio Caxias

Notícias



NOVIDADES

Meio Ambiente 28/06/2021 | 15h30

Sulpet é referência na reciclagem de plásticos em Caxias do Sul e região


Sulpet é referência na reciclagem de plásticos em Caxias do Sul e região
Foto: Sulpet/Divulgação

A humanidade já tem pleno conhecimento dos problemas que o plástico pode causar no meio ambiente, demorando cerca de 500 anos para se decompor. Mais recentemente, um novo estudo da agência científica nacional da Austrália mostrou que existem cerca de 14 milhões de toneladas métricas de microplásticos no fundo dos oceanos, sendo 35 vezes mais material do que se acredita estar flutuando na superfície, onde conseguimos observar a olho nu. 

Com base nessa realidade, a empresa Sulpet, sediada em Caxias do Sul e região, pensa no bem do planeta Terra, e desde 1994 realiza a reciclagem desses resíduos.

O gestor da empresa, Aladir Vitola Júnior, entende conta que o plástico deveria ser mais valorizado, visto que é um resíduo bastante útil para variadas funções, sendo matéria-prima para a fabricação de diversos produtos. “O plástico ultimamente vem sendo tratado como uma espécie de vilão em nossa sociedade, mas não podemos de maneira nenhuma esquecer das múltiplas aplicações em embalagens, eletrônicos, transportes, hospitalares, farmacêuticos,” ressalta. 
Aladir também comenta que a decomposição do plástico é realmente demorada, mas lembra que o causador da má destinação desse resíduo é o próprio ser humano.

“Quando se fala que o plástico é poluente, é verdade. Ele demora muitos anos para se decompor, mas é o plástico que polui ou somos nós que poluímos, com as nossas ações com o plástico ou até a falta de nossas ações? Tem se falado muito ultimamente em reduzir e reutilizar, mas não podemos esquecer do terceiro ‘R’ que é o da reciclagem, e é nesse aspecto que entra a Sulpet,” enfatiza. 

Na Sulpet, o plástico reciclado é destinado para diversas utilizações, como em equipamentos de beleza, vestuário, mobiliário, automobilístico, construção civil, brinquedos e alimentícios. Em 2018 a empresa foi certificada pela Anvisa para uso de Flake de PET reciclado em embalagens alimentícias. A empresa conta com 115 funcionários e estrutura com mais de 60 mil m² entre área coberta e estoque, laboratório de qualidade, equipe especializada e investimento constante em tecnologia, especialização de pessoal e qualidade de processos e produtos.

Há mais de 20 anos comprometida com ações que pensam no bem do planeta e promovendo a destinação correta do plástico, a Sulpet atualmente recicla mais de 1,5 mil toneladas de resíduos por mês. Além disso, a empresa compra matéria-prima. Para mais informações entre em contato pelo WhatsApp (54) 98133-8141, ou acesse o site sulpetplasticos.com.br.


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.