Rádio Caxias

Notícias



ESTADO

Covid-19 15/07/2020 | 11h41

Sociedade Riograndense de Infectologia alerta sobre iminente colapso no sistema de saúde


Sociedade Riograndense de Infectologia alerta sobre iminente colapso no sistema de saúde
Foto: SRGI / Divulgação

No domingo (12), a Sociedade Riograndense de Infectologia (SGRI) publicou uma nota de alerta em relação ao avanço da pandemia de coronavírus. De acordo com a entidade, o estado passa por uma grave situação epidemiológica, e aponta para a necessidade imediata de medidas mais restritivas no modelo de distanciamento controlado proposto pelo governo estadual.

Em entrevista à Rádio Caxias, o médico infectologista Ronaldo Campos Hallal, integrante da diretoria da SGRI, afirma que as últimas semanas resultaram em um aumento na circulação da população no Estado e, consequentemente, um aumento na circulação do vírus. Segundo ele, o cenário é preocupante e, em um período curto, pode levar ao colapso do sistema de saúde.

Hallal alerta para que a estratégia de contenção da epidemia seja intensificada, reiterando que o número de casos de Covid-19 pode ser até seis vezes maior do que as notificações oficias do Estado e dos municípios. A incerteza quanto ao monitoramento dos casos aumenta muito o risco de consequências graves, como um aumento exponencial dos números de infectados, caso não haja medidas ainda mais restritivas.

Ele explica que a epidemia no estado chegou mais tarde do que em outras regiões do País, e que entende a dificuldade de administrar taxas altas de isolamento por um período tão longo, mas aponta que não há alternativa para evitar o esgotamento do sistema de saúde. Ronaldo Campos Hallal afirma que a nota emitida pela instituição já é um alerta de um sistema de saúde em pré-colapso.

A nota emitida pela Sociedade Riograndense de Infectologia afirma que todos os setores da sociedade – gestores, setores empresariais e de trabalhadores – devem planejar, desde já, estratégias para que a população, sobretudo os grupos mais vulneráveis, consiga enfrentar medidas de isolamento mais rigorosas. Ele entende que essas ações serão necessárias para efetiva modificação da evolução da pandemia.


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.