Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Reajuste 12/06/2019 | 17h59

Sindicatos realizam primeira reunião de tratativas da campanha salarial dos metalúrgicos


Sindicatos realizam primeira reunião de tratativas da campanha salarial dos metalúrgicos
Foto: Adriana Miorelli

A primeira rodada de negociação da campanha salarial do setor metalúrgico de 2019 contou com a apresentação de estudos que vão embasar as pautas dos trabalhadores e dos empresários. O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul (Simecs) pede cautela, pois a indústria ainda não teria se recuperado da crise. Já a representação laboral demanda um bom índice de reajuste, afirmando que a classe vem sofrendo um arrocho salarial. A entidade também pontua que a alta taxa de rotatividade dos últimos anos tem impedido uma valorização dos rendimentos dos trabalhadores. Todas as questões foram discutidas na reunião ocorrida ainda nesta terça-feira (11). Apesar disso, ainda não há qualquer índice proposto para o dissídio deste ano.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região valoriza a realização do diálogo para que só então se defina uma taxa de reposição. Assis Melo ressalta que a negociação vai ser baseada em dados, como o da diminuição do poder de compra da categoria e da melhora dos resultados do setor.

O presidente do Simecs, Reomar Slaviero, frisa que o cenário ainda é difícil, salientando a necessidade de cuidado nas decisões a serem tomadas na campanha. Ele salienta que um bom acordo para as duas classes pode ser atingido com bom senso nas negociações.

O próximo encontro entre os sindicatos está marcado para o dia 18, próxima terça-feira. Ficou definido que as entidades devem levar propostas efetivas para debate.


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.