Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Faturamento 07/10/2021 | 11h43

Sindicato de Gastronomia e Hotelaria comemora flexibilizações e projeta faturamento extra de até 40% com a Mercopar


Sindicato de Gastronomia e Hotelaria comemora flexibilizações e projeta faturamento extra de até 40% com a Mercopar
Foto: Divulgação Internet

A edição de 2021, que marca os 30 anos da maior feira de inovação e negócios da América Latina, tem 347 expositores, em uma área de 20 mil m². Além das empresas do Estado, associações do Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo também estão presentes na Mercopar. Toda essa movimentação de pessoas, em Caxias do Sul, tem sido benéfica para o setor de Gastronomia e de Hotelaria, que já atesta ocupações de até 90% e faturamento extra em torno dos 40%.

Segundo o presidente do Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (Segh) da região Uva e Vinho, Vicente Perini, feiras como a Mercopar dão um fôlego extra ao setor, que teve de lidar com inúmeros prejuízos, desde o início da pandemia. Outro evento aguardando com ansiedade pelo Segh é a Festa da Uva, que deve oportunizar faturamentos similares aos vistos agora.

Perini pondera que as novas flexibilizações, anunciadas tanto pelo governo do Estado quanto pelo executivo municipal, eram esperadas há muito tempo. Em especial, pelas casas noturnas, bailes, eventos sociais e festas infantis que desejavam abrir suas pistas de dança e estavam impedidos.

O presidente do Segh ainda acredita que o avanço da vacinação foi determinante para isso. No entanto, reforça que as medidas sanitárias, ainda assim, continuam sendo necessárias e já fazem parte da rotina dos estabelecimentos.  

A Mercopar, iniciou na terça-feira (05) e segue até esta quinta (07), nos Pavilhões da Festa da Uva. Em 2020, a feira bateu recorde com R$ 128 milhões em negócios gerados. Realizada em modelo híbrido, a Mercopar recebeu 7.184 visitantes presenciais e 5.038 acessos na plataforma online.

Tamanha projeção faz com que o Segh vislumbre crescimentos a longo prazo, seja pela instalação de novos empreendimentos na região ou pelo interesse turístico que a feira acaba despertando nos investidores, ainda que de forma indireta.

O Gabinete de Crise do Município deliberou, na segunda-feira (04), novos regramentos quanto aos horários de funcionamento e a ocupação de estabelecimentos, como: restaurantes e casas noturnas, lojas de conveniências, eventos sociais e festas infantis e que estão alinhadas as medidas adotadas em âmbito estadual.

Com isso, o selo ‘Parceiro da Vacina’ foi revogado, pois exigência similar foi adotada pelo governo do Estado, em todo território gaúcho. No entanto, segue valendo o controle de aglomerações em portas de saída, assim como o acesso dos clientes.


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.