Rádio Caxias

Notícias



REGIÃO

Serviço 08/04/2021 | 12h36

Sindicato da Gastronomia espera que Estado flexibilize funcionamento de restaurantes em horário noturno e finais de semana


Sindicato da Gastronomia espera que Estado flexibilize funcionamento de restaurantes em horário noturno e finais de semana
Foto: Divulgação

O Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (SEGH) está na expectativa que o Governo do Rio Grande do Sul flexibilize o horário de funcionamento dos restaurantes, bares e lancherias na Serra gaúcha no próximo mapa do Modelo de Distanciamento Controlado. 

Conforme o presidente do SEGH, Vicente Perini, o que se espera para a próxima semana é que o comércio não essencial possa funcionar com atendimento presencial até as 23h, podendo abrir também nos fins de semana. Ele diz que a solicitação foi feita ao governador Eduardo Leite (PSDB) na última semana. 
Ainda conforme o presidente do SEGH, muitos empresários e trabalhadores do setor aguardam essa flexibilização, já que, por vezes, o rendimento dos estabelecimentos é maior durante a noite e fins de semana. Perini argumenta que, além do horário reduzido, a lotação máxima de 25% dos estabelecimentos também resulta em grande prejuízo para a categoria.

De acordo com presidente, caso não haja flexibilização, a expectativa é que seja ofertado aos trabalhadores do setor auxílio-financeiro maior do que os R$ 2 mil já propostos em projeto analisado no Congresso Nacional. Segundo Perini, o valor apresentado não seria suficiente para cobrir o prejuízo de alguns estabelecimentos. Caso contrário, o Sindicato recorrerá judicialmente para tentar reverter a situação.

Atualmente as restrições impostas pelo Governo do Estado mantém o funcionamento de forma presencial dos restaurantes, bares e lanchonetes entre 5h e 20h, sem abrir em fins de semana e feriados. Até o fim desta semana, devem ser divulgadas as novas regras para a próxima semana.

 


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.