Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Homenagem 27/11/2021 | 11h03

Simecs entrega Mérito Metalúrgico Gigia Bandera


CONFIRA O ÁUDIO


Simecs entrega Mérito Metalúrgico Gigia Bandera
Foto: Alex Schneider/ Rádio Caxias


Departamento de Jornalismo

A entrega da 27ª edição do Mérito Metalúrgico Gigia Bandera foi realizada na noite desta sexta-feira (26) na Casa Perlage, em Farroupilha. Neste ano, foram homenageados os empresários Adão Marques da Silva, da PHD Guindastes; Mércio Antônio Susin, da Susin Francescutti; e Maurien Randon Barbosa, do Instituto Elisabetha Randon. Os homenageados foram ouvidos pela reportagem da Rádio Caxias, que esteve presente na edição desse ano.

A distinção é concedida pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul (Simecs). A entrega do mérito ficou a cargo do presidente da entidade, Paulo Spanholi. Ele ressaltou a importância do empreendedorismo industrial das 3,3 mil empresas localizadas em 17 municípios que integram o Simecs.

Maurien Randon Barbosa ficou surpresa por ser uma das escolhidas para o Gigia Bandera. Ela dirige o Instituto Elisabetha Randon, criado em 2003 e mantido pelas Empresas Randon. A entidade tem por objetivo promover a cidadania e o desenvolvimento social, por meio de ações direcionadas à educação, à cultura, à assistência social e ao estímulo à prática do voluntariado. Para Maurien, é importante que o Mérito Metalúrgico também valorize o empreendedorismo na responsabilidade social.

Adão Marques da Silva, proprietário da empresa caxiense PHD Guindastes, enalteceu a satisfação em receber o prêmio, que coroa um trabalho de muito esforço e dedicação. A PHD, fundada em 1997, hoje conta com mais de 150 colaboradores, produzindo e comercializando equipamentos para elevação e movimentação de cargas. Adão detalhou a trajetória profissional, que não se manteve longe do vínculo familiar.

Diretor da Susin Francescutti, Mércio Antônio Susin, conta a trajetória da empresa, sendo o pai um dos fundadores. Hoje, a companhia, com sede em Caxias, que iniciou suas atividades em 1954, desenvolve soluções de tecnologia em processos de usinagem. Mércio Antônio Susin avalia que o Mérito Metalúrgico incentiva a continuar o trabalho de décadas, além de representar o aumento da responsabilidade com a sociedade.

Neste ano, a novidade foi a criação de duas novas categorias para premiar jovens empresários e projetos inovadores. Os agraciados escolhidos por uma comissão são Willian Guilherme Vieira, da Metais Wizeto, como Jovem Empreendedor Industrial; e Isabella Brugalli Borghetti e Gustavo Borghetti, da BoomaTech, empresa do grupo Master Power, de São Marcos, como Projeto Inovador.

O Simecs concedeu para associados, entre 1987 e 2004, o Mérito Metalúrgico, que a partir de 2005 foi denominado Gigia Bandera. A mudança serviu para homenagear Luigia Carolina Zanrosso Eberle (Gigia Bandera), italiana da província de Vicenza que casou-se com Giuseppe Giacomo Eberle. Em 1884 o casal, que teve dez filhos, aportou no Brasil e fixou residência em Caxias do Sul. Em 1886, Giuseppe comprou uma funilaria na Rua Sinimbu, onde Gigia trabalhava como funileira. Em 1896, um dos filhos do casal, Abramo Eberle, com 16 anos, tornou-se o novo proprietário da oficina, que depois tornou-se uma das maiores empresas da história de Caxias, a Metalúrgica Abramo Eberle.

O nome de Gigia Bandera é dado a uma escola e uma praça em Caxias, na qual foi erguido um monumento em sua memória. Também batiza uma travessa em Porto Alegre, ruas em Gravataí e Concórdia (SC) e um ginásio em Osório.







Em breve
Nenhum jogo no momento.