Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Saúde 29/06/2020 | 16h53

Sete novos leitos de UTI devem ser abertos nesta semana no Hospital Pompéia


Sete novos leitos de UTI devem ser abertos nesta semana no Hospital Pompéia
Foto: Divulgação/ Internet

O Hospital Pompéia deve abrir sete novos leitos de Unidade de Tratamento Instensivo (UTI) nesta semana. Os mesmos vão ser equipados com respiradores comprados da China por ação conjunta entre Marcopolo, Randon e Simecs. Ainda são necessários equipamentos complementares para que as vagas sejam dispostas para atendimento. Os mesmos já foram adquiridos e a expectativa é de que o material seja recebido nesta segunda-feira (29). 

Assim, a inauguração dos leitos poderia ocorrer na quarta-feira (01). Entretanto, o custeio vai ser feito inteiramente pela Prefeitura de Caxias do Sul, que já mantém cinco vagas de tratamento intensivo, compradas no Hospital Virvi Ramos. Cada leito alugado sem o auxílio do Governo Federal custa R$ 2,8 mil por dia ao Município. Há dificuldade em contar com o auxílio de custo do Ministério da Saúde, que é demasiado demorado para ser autorizado.

Assim, o Município mantém um planejamento para a melhor utilização de recursos. O o objetivo é alugar espaços nas UTIs particulares conforme o quadro for mostrando a necessidade de maior reserva. É o que explica o titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Jorge Olavo Hahn Castro. Ele ressalta que a falta de habilitação ao apoio Federal faz com que seja necessário um controle do uso desta alternativa. O secretário relata que os níveis de ocupação habituais da cidade ficam entre 70% e 75%, acrescentando que as evoluções neste gráfico é que determinam a aquisição de mais leitos.

A programação de contratação de vagas em Unidades de Tratamento Intensivo da Prefeitura conta com mais 16 leitos, que poderiam ser dispostos em curto prazo caso necessário.


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.