A Guarda Municipal de Caxias do Sul comprou dois fuzis semiautomáticos modelo T4 da Taurus. Segundo nota divulgada pela fabricante dos armamentos, a corporação foi a primeira do País a receber autorização do Exército para a aquisição.
A entrega dos armamentos foi feita no dia 31 de março, na sede da Taurus, em São Leopoldo. Segundo o titular da Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social, Paulo Roberto Rosa da Silva, os fuzis ainda não estão em Caxias e somente serão usados pelos guardas após o devido treinamento. O valor pago não foi informado pelo secretário.
As armas foram compradas por meio de um convênio com o Samae, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto, devido ao serviço prestado pela Guarda nas áreas alagadas das barragens de captação de água. São 12 servidores que atuam nesse tipo de patrulhamento e utilizarão uma das armas. A outra unidade deve ser empregada pela Romu, a Ronda Ostensiva Municipal. O secretário de Segurança caxiense ressalta em entrevista à Rádio Caxias a importância da legalização dos processos para posterior uso do armamento.
A Guarda Municipal de Caxias atua armada há pelo menos 15 anos. Os servidores utilizam pistolas 9mm, espingardas calibre 12 e carabinas .40. A entrega dos fuzis 5,56mm foi feita ao secretário caxiense e à diretoria da Guarda pelo executivo da Taurus, Salesio Nuhs.