Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Fiscalização 14/08/2019 | 08h27

Secretário Municipal de Trânsito defende manutenção do uso de radares móveis


Secretário Municipal de Trânsito defende manutenção do uso de radares móveis
Foto: Internet/ Divulgação

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) afirmou no início da semana que não haverá mais radares móveis a partir da semana que vem. A declaração foi dada nesta semana durante visita do presidente em Pelotas. Na ocasião, ele participou da cerimônia de entrega da duplicação de um trecho da BR-116.

Perguntado sobre como pretende colocar a medida em prática, Bolsonaro disse que basta determinar, que a Polícia Rodoviária Federal (PRF) deixará de usar os radares. A PRF é subordinada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. O chefe de Comunicação da PRF no Rio Grande do Sul, Cássio Machado Garcez, preferiu não comentar o assunto, atribuído ao Governo Federal.

Em Caxias do Sul, a Secretaria de Trânsito realiza a Operação Radar nos pontos considerados mais críticos de acidentalidade. Ainda não há documento oficializando a proibição dos radares, por isso não é confirmado que vais estradas estaduais e municipais fiquem de fora dessa regra.

Durante entrevista sobre a divulgação dos números da Operação Balada Segura, o secretário municipal de Trânsito, Cristiano de Abreu Soares, foi questionado sobre o impacto, caso a medida for colocada em prática. Ele destacou que o radar móvel já foi responsável por salvar vidas no trânsito caxiense.

Em relação à imprudência, Soares lembrou do caso de um motociclista que trafegava a 160 km/h na Perimetral Norte. Segundo a Secretaria de Trânsito, os flagrantes de excesso de velocidade cresceram 94% no primeiro semestre, quando mais de 5,6 mil condutores foram autuados de janeiro a junho por dirigirem acima do permitido em Caxias do Sul.

Diante disso, o secretário destacou a importância do equipamento, que desperta a necessidade de dirigir dentro do limite. Enfatizou que o risco de acidentes é alto se o motorista empregar velocidade incompatível com a via. Reforçou também que, em Caxias do Sul, os locais de fiscalização da Operação Radar são divulgados, e disse que os agentes não ficam escondidos para operar o radar.

Diariamente, em condições de tempo favoráveis, a fiscalização por meio do radar “de mão” é empregada também nas rodovias, e reforçada em períodos de datas comemorativas, em parceria com órgãos de trânsito e segurança.


Departamento de Jornalismo






Em breve
Nenhum jogo no momento.