Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Integração regional 03/09/2019 | 13h54

Secretário de Planejamento prega cautela na adesão de Caxias à Região Metropolitana da Serra


Secretário de Planejamento prega cautela na adesão de Caxias à Região Metropolitana da Serra
Foto: Arquivo Rádio Caxias

Lideranças políticas da região cobraram nas últimas semanas a adesão de Caxias do Sul à Região Metropolitana da Serra Gaúcha. A Prefeitura de Caxias do Sul, no entanto, está adotando uma postula cautelosa em relação ao tema, e cobra clareza sobre os regramentos do órgão.

Conforme o posicionamento do Executivo Municipal, os benefícios e as atribuições das cidades integrantes do zoneamento não foram pontuados pela lei que criou o mesmo, sancionada em 2013 pelo então governador Tarso Genro (PT). A área engloba 14 municípios, sendo Caxias do Sul a cidade-sede. Para a participação oficial é necessária a aprovação de uma norma municipal que confirme a inserção. As leis deveriam ser propostas pelos poderes executivos. Ainda não há um movimento para a proposição de uma matéria a validar Caxias como parte da Região Metropolitana.

O secretário Municipal de Planejamento frisa que é difícil que a administração tome uma iniciativa sem a definição das regras do projeto. Fernando Mondadori destaca que as normas para a integração é que dariam a medida do quão benéfica seria a participação da área. Ele lembra que o Brasil possui uma série de regulamentações sobre as regiões metropolitanas, que geram facilidades e obrigações.

Apesar das considerações cautelosas sobre a Região Metropolitana da Serra, Mondadori afirma que o Município acompanha o caso e que pode vir a cobrar a definição das regras. Contando com a evolução do projeto do Aeroporto de Vila Oliva, o secretário considera que a aproximação e o aumento de fluxo entre as cidades da área seja natural.

Outro aspecto importante para isso seria o crescimento de Caxias do Sul, que atingiu quase 511 mil habitantes na última projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O titular da Secretaria Municipal de Planejamento salienta que o avanço populacional da cidade é elevado em relação ao Rio Grande do Sul. Explica que isso se dá pelo Município ser um centro procurado para desenvolvimento de negócios, de formação pessoal e profissional, e expõe a perspectiva de que o movimento siga até 2030.

O índice de crescimento populacional de Caxias é superior à média nacional. O dado é utilizado pela Seplan para enfatizar a necessidade de se aprovar a revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado. Conforme o Município, a nova legislação poderia proporcionar um melhor atendimento das demandas da população crescente e dar mais espaço ao setor empreendedor. A Prefeitura culpa a Câmara de Vereadores pela demora da reformulação do Plano Diretor.


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.