Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Corredor 14/09/2021 | 15h05

Secretário acredita que flexibilização de corredores de ônibus comprometerá fluidez do transporte coletivo


Secretário acredita que flexibilização de corredores de ônibus comprometerá fluidez do transporte coletivo
Foto: Rodrigo Rossi

A medida proposta pelo vereador Adriano Bressan (PTB) que prevê a utilização dos corredores de ônibus pelo transporte terceirizado, a exemplo de vans escolares e de fretamento, visando desafogar as vias destinadas aos demais veículos, não agradou a Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade. 

Na opinião do secretário Alfonso Willembring Júnior,  a proposta é controversa e não daria a fluidez pretendida ao trânsito. Pelo contrário, comprometeria a correta utilização do espaço, construído justamente com este fim, ou seja, dar maior mobilidade ao trânsito. 

Segundo Willembring, a melhoria no transporte coletivo urbano em Caxias do Sul perpassa três eixos básicos: cobrança justa de tarifa, agilidade e qualidade do serviço prestado.

Com relação à qualidade do serviço, Willembring  é enfático ao afirmar que o Município tem um dos melhores sistemas de transporte coletivo urbano do país. Quanto ao preço da tarifa, o secretário admite que ela é cara, mas que a pasta tem se empenhado em baixar o valor. 

Em se tratando da agilidade do serviço, Willembring  pondera que este quesito é fundamental, se não uma das questões chaves do problema. Portanto, estimular o uso do transporte coletivo poderia desafogar o trânsito e, ao mesmo tempo, permitir o incremento da quantidade de ônibus que circula pela cidade. 

O secretário garante que não houve redução de linhas desde a implementação das EPIs Floresta e Imigrante, justifica que embasou o projeto de lei. Pelo contrário, com o aumento populacional nos últimos 10 anos foi necessário um incremento na malha viária. 

A medida proposta pelo vereador Adriano Bressan ainda prevê a utilização dos corredores de ônibus, pelo transporte terceirizado, entre 6h30min e 20h, respeitando a legislação de trânsito vigente.


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.