Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Campanha 02/04/2020 | 09h24

Secretaria retoma vacinação contra a gripe em idosos e profissionais da saúde


Secretaria retoma vacinação contra a gripe em idosos e profissionais da saúde
Foto: Tiago Dal Magro

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) distribuiu nesta quarta-feira (1) mais de 12,7 mil doses da vacina contra o vírus que causa a gripe para as 48 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Nesta primeira etapa, a imunização será realizada em idosos e profissionais da área da saúde, que integram o primeiro grupo da campanha nacional de vacinação.

Desde 08h desta quinta-feira (2) a sala de vacinas está aberta para os usuários. A vacinação será feita apenas nas UBSs. O serviço realizado no estilo "drive-thru” não será feito.

De acordo com Adriane Borella, enfermeira do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, até a última sexta-feira (27), 23 mil doses foram aplicadas; sendo 21 mil para idosos e duas mil para profissionais da área da saúde. O município conta com 48 mil idosos e 12 mil profissionais da saúde registrados.

Por isso, a remessa disponível nesta quinta-feira ainda não será suficiente para a vacinação de todo o primeiro grupo. Ela pontua que uma nova remessa deva ser enviada pelo governo estadual na próxima semana, sem ainda precisar a data.

A recomendação, conforme Adriane, continua a mesma: evitar aglomerações nas unidades básicas. Como a procura é alta, ela informa que as pessoas que desejarem se vacinar à tarde devem ligar para suas UBSs para verificar se ainda possuem as doses.

Para se vacinar é necessário apresentar um documento de identificação e, se possível, o Cartão do SUS. A partir de 16 de abril, vai ter início a segunda etapa de imunização. Neste grupo estarão professores de escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.