Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Fake 14/08/2020 | 20h44

Secretaria Municipal da Educação denuncia pesquisa falsa divulgada na internet


Secretaria Municipal da Educação denuncia pesquisa falsa divulgada na internet

Têm circulado pelas redes sociais nos últimos dias notícias falsas envolvendo o nome da Secretaria da Educação (Smed). Ainda não há confirmação sobre a autoria da prática criminosa. A Smed tomou conhecimento destas fake news nesta quinta-feira (13), por meio de um aplicativo de chamadas (WhatsApp).

A postagem, que falava sobre uma suposta pesquisa relacionada com a volta às aulas, provocou informações desencontradas, e tem gerando expectativas que não condizem com a realidade. No intuito de responsabilizar os envolvidos pelo crime cibernético, o fato foi comunicado à Procuradoria-Geral do Município de Caxias do Sul, que deverá notificar as redes sociais (Facebook e Instagram) sobre a divulgação de conteúdo fraudulento e solicitar a remoção imediata.

A secretária da Educação, Flávia Vergani, informa que a Smed não tem conta em redes sociais. Além disso, ressalta que pesquisas realizadas pela pasta são feitas por canais oficiais da Prefeitura.

Vale ressaltar que a sociedade civil pode organizar questionários em redes sociais, mas é vedada a utilização do nome da secretaria como mentora deste tipo de iniciativa. As comunicações oficiais da Smed são feitas pelo site da Prefeitura Municipal (caxias.rs.gov.br) ou pelo Portal da Educação. 


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.