Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Após reclamações 27/10/2021 | 14h14

Secretaria do Meio Ambiente garante que Parque de Proteção Animal vai ter pouco impacto ambiental na 2ª Légua


CONFIRA O ÁUDIO


Secretaria do Meio Ambiente garante que Parque de Proteção Animal vai ter pouco impacto ambiental na 2ª Légua
Foto: Divulgação


Departamento de Jornalismo

Correm tratativas para a aquisição de terreno na 2ª Légua pela Prefeitura de Caxias do Sul para a instalação de Parque Municipal de Proteção Animal. Entretanto, moradores da Região criticam a intenção e colocam-se preocupados com os efeitos do projeto na área. Ante às reclamações, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) afirma que o local que pode sediar a obra é terreno que ainda recentemente era utilizado para plantio. Inclusive, equipes da pasta teriam visitado o ponto, que seria relativamente plano.

Em entrevista concedida à Rádio Caxias, um dos representantes de residentes contrários ao projeto do Município, Raimundo Bampi, afirmou que córrego cruzava o terreno. A Secretaria nega a informação repassada pelo ex-vereador, reconhecendo, entretanto, que o entorno da área deve contar com presença de fauna silvestre. De toda a forma, a administração pondera que o local não demandaria trabalho de remoção de animais, justamente pelo solo ter sido anteriormente utilizado para cultivo.

O titular da Semma, João Osório Martins, garante que o projeto em desenvolvimento é bastante técnico e formulado visando também a proteção ao meio ambiente. Ele atenta que esta é uma obrigação na execução do empreendimento e que o desrespeito às normativas acarretaria em punição ao Município. Além disso, o secretário exalta a qualificação dos servidores envolvidos, prometendo a entrega de obra com o menor impacto possível na Região escolhida. Segundo Martins, o Parque deve afetar menos o ambiente da área do que instalações e atividades comuns da área rural, citando os aviários.

De acordo com João Osório Martins, a carência de espaço adequado para abrigar animais é discutida há, pelo menos, 20 anos em Caxias do Sul. Portanto, a intenção da administração é entregar o Parque Municipal de Proteção Animal até o fim da gestão. Embora a área para a construção do Parque de Proteção Animal não tenha sido escolhida, seguem as negociações pelo terreno na 2ª Légua. Conforme a Semma, não há necessidade legal de audiência pública e a Prefeitura abriu espaço para a participação da comunidade e de vereadores. Ambas as convocações teriam tido pouca adesão.







Em breve
Nenhum jogo no momento.