Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Doação de Órgãos 30/09/2021 | 19h11

Secretaria da Saúde estimula doação de órgãos para tentar reverter redução de transplantes no Estado


Secretaria da Saúde estimula doação de órgãos para tentar reverter redução de transplantes no Estado
Foto: Divulgação Internet

Dados divulgados pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) na última semana indicam que houve uma diminuição drástica no número de doação de órgãos no Estado durante a pandemia. Fazendo uma retrospectiva, observa-se que em 2019 foram 243 doações; em 2020, 182; e até agosto de 2021 apenas 96. Tudo isso acarretou também em um crescimento substancial na lista de espera por transplantes.

Os dados acenderam o sinal de alerta da SES e fez com que o governo do Estado tentasse reverter o quadro por meio de uma mobilização popular em prol da doação de órgãos no Rio Grande do Sul. O chamamento ocorre em meio ao Dia Nacional de Doação de Órgãos.

A secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, esclarece que o cenário alarmante fez com que a SES fizesse esse chamamento público, a fim de conscientizar as pessos sobre a importância do tema.  Afinal, cada doador pode salvar até oito vidas.  No entanto, como a decisão ainda fica a cargo da família, é importante deixar clara a intenção de ser um doador de órgãos.

Arita enfatiza que a doção é um gesto de solidariedade e é determinante na vida de inúmeros gaúchos que aguardam por órgãos vitais, a exemplo de coração e rim. 

Para chamar atenção da sociedade quanto ao tema, diversos prédios públicos e privados  de Porto Alegre têm iluminado as fachadas com  luzes verdes, ao longo de setembro. Outra ação empreendida pela SES é uma campanha nas redes sociais, disponibilizando vídeos sobre o tema. 

 


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.