Rádio Caxias

Notícias



ESTADO

Saúde 21/01/2021 | 14h54

Secretária da Saúde considera satisfatório desempenho logístico do Estado na entrega das vacinas nos municípios


Secretária da Saúde considera satisfatório desempenho logístico do Estado na entrega das vacinas nos municípios
Foto: Divulgação/ Prefeitura

A secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, avaliou positivamente a distribuição do primeiro lote de vacinas contra a Covid-19 no Rio Grande do Sul. A primeira remessa do imunizante, que protege contra a doença provocada pelo coronavírus, foi produzida pelo Instituto Butantã, em parceria com o laboratório chinês Sinovac. Todos os estados e o Distrito Federal (DF) já receberam a vacina.

As primeiras doses foram distribuídas na terça-feira (19) entre o município de Porto Alegre e outras 18 coordenadorias regionais da Saúde. A fase inicial da vacinação visa a imunização de profissionais da saúde, idosos de casas asilares e população indígena de aldeias.

De acordo com Arita, o governo do Estado se organizou para receber e conferir as doses enviadas pelo Ministério da Saúde, antes de o material ser distribuído aos municípios. A titular da pasta destacou o apoio aéreo da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e o desempenho logístico considerado satisfatório, apesar do curto espaço de tempo para a disponibilização do imunizante.

Os primeiros envios a partir da Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi) da SES, em Porto Alegre, ocorreram para o aeroporto Salgado Filho. De lá, um helicóptero e um avião bimotor da Secretaria da Segurança Pública enviaram as doses às regionais de Caxias do Sul, Erechim e Palmeira das Missões, onde chegaram ainda pela manhã. Todos os 497 municípios do Estado já tiveram as cargas recebidas.


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.