A secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, avaliou positivamente a distribuição do primeiro lote de vacinas contra a Covid-19 no Rio Grande do Sul. A primeira remessa do imunizante, que protege contra a doença provocada pelo coronavírus, foi produzida pelo Instituto Butantã, em parceria com o laboratório chinês Sinovac. Todos os estados e o Distrito Federal (DF) já receberam a vacina.
As primeiras doses foram distribuídas na terça-feira (19) entre o município de Porto Alegre e outras 18 coordenadorias regionais da Saúde. A fase inicial da vacinação visa a imunização de profissionais da saúde, idosos de casas asilares e população indígena de aldeias.
De acordo com Arita, o governo do Estado se organizou para receber e conferir as doses enviadas pelo Ministério da Saúde, antes de o material ser distribuído aos municípios. A titular da pasta destacou o apoio aéreo da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e o desempenho logístico considerado satisfatório, apesar do curto espaço de tempo para a disponibilização do imunizante.
Os primeiros envios a partir da Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi) da SES, em Porto Alegre, ocorreram para o aeroporto Salgado Filho. De lá, um helicóptero e um avião bimotor da Secretaria da Segurança Pública enviaram as doses às regionais de Caxias do Sul, Erechim e Palmeira das Missões, onde chegaram ainda pela manhã. Todos os 497 municípios do Estado já tiveram as cargas recebidas.