Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Pandemia 25/10/2021 | 17h07

Secretária da Saúde avalia que desobrigação da máscara em Caxias ainda está distante


Secretária da Saúde avalia que desobrigação da máscara em Caxias ainda está distante
Foto: Andreia Copini/ Divulgação

Para alguns vereadores, que vem cobrando uma posição do prefeito Adiló Didomenico (PSDB), a utilização da máscara em locais públicos já deveria estar com os dias contados. A indicação ao chefe do Executivo municipal, que não pode tomar essa decisão sozinho, sem orientação do Estado, foi protocolada na semana passada. Porém, na avaliação da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a desobrigação do uso da máscara ao ar livre ainda é algo distante de acontecer.

Segundo a secretária Daniele Meneguzzi, o uso da proteção facial é a arma mais eficaz contra a disseminação do vírus da covid-19. Ela ressalta que os atuais números da vacinação em Caxias ainda não justificam a liberação, pelo contrário, apontam para um longo caminho até a exigência terminar.

Daniele destaca outro ponto: independentemente do avanço da campanha, a transmissibilidade da doença continua acontecendo, embora a vacina reduza as complicações do vírus.

Conforme o painel de monitoramento da imunização, 74% da população tomou, pelo menos, uma dose. Com o esquema vacinal completo, esse percentual é de apenas 51%.

A titular da Saúde considera esses resultados bem abaixo do necessário para se pensar em uma normalidade. Para ela, seria preciso alcançar 80% da população com a vacinação completa.

Enquanto isso, o número de pessoas internadas com covid-19 ainda preocupa a Secretaria da Saúde, tanto em enfermarias quanto UTIs, sem contar aqueles que aguardam por uma internação por vários motivos.

Daniele constata, inclusive, que há pacientes com complicações que não completaram o esquema vacinal, o que é algo grave quando se pretende buscar uma alta taxa de imunização da população. Ela destaca, inclusive, a faixa etária abaixo dos 30 anos, com percentuais preocupantes.

De acordo com o Município, com informações até a última sexta-feira (22), 378.580 já se vacinaram contra a covid-19, ou 74% da população. Com o esquema completo, são 265.228 pessoas, que representam 51%. Já foram confirmados 1.373 óbitos pela doença, 37 pacientes estão em enfermarias e 36 em UTIs.

O boletim da manhã de domingo (24), às 08h30, apontava que 51 pacientes aguardavam por um leito de enfermaria clinica e 12 pacientes por um leito de UTI. São pessoas de Caxias e região, já que o município é referência para a Serra.


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.