Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Educação 26/12/2020 | 12h55

Secretaria da Educação faz balanço de 2020 e afirma deixar estrutura adequada para possíveis aulas remotas


Secretaria da Educação faz balanço de 2020 e afirma deixar estrutura adequada para possíveis aulas remotas
Foto: Divulgação

Em um ano marcado pela pandemia de coronavírus, boa parte das dificuldades enfrentadas pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) teve relações diretas e indiretas com a questão do Covid-19. É isso o que relata Flávia Vergani, titular da pasta, ao fazer um balanço do ano de 2020. Ela informa que, após o impeachment do ex-prefeito Daniel Guerra (Republicanos), a equipe buscou imprimir uma melhor relação com os professores da rede municipal de ensino. Estabelecer o diálogo foi um dos aspectos que Flávia destaca ao longo da gestão, a fim de tomar as decisões adequadas em todas as esferas que a secretaria representa.

Uma das preocupações de pais e alunos da rede pública de ensino é uma provável perda na aquisição dos conteúdos e conhecimentos quando ministrados de maneira retoma, sistema adotado em junho e aperfeiçoado em setembro, com a apresentação do projeto intitulado “Sala de aula conectada”.

A secretária Flávia Vergani busca tranquilizar a sociedade, salientando o edital para compra de 50 mil acessos de internet para os estudantes. Além disso, ela pontua que 2020 foi um ano de muita aprendizagem, apesar de poder ter havido algum falta nos aspectos currículares, mas que isso será resgatado em 2021. Ela antecipa que o próximo ano será, também, difícil, mas que sua gestão deixou tudo encaminhado para um trabalho amplo.

Vergani destaca, ainda, o projeto contínuo de recuperação de aprendizagem não realizadas em 2020, em que todas as escolas receberam três professores a mais nos anos iniciais e finais a fim de auxiliar com os planejamentos e também com aulas particulares aos estudantes da rede.

O início do ano letivo no município será no dia 18 de fevereiro. Com a plataforma organizada, será possível seguir com os estudos remotos, caso seja exigido. Sandra Negrini será a nova secretária municipal de Educação a partir de 2021. Ela é professora, servidora pública e foi diretora pedagógica da pasta na gestão do ex-prefeito Alceu Barbosa Velho (PDT).


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.