Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Ensino 11/08/2020 | 15h32

Secretaria da Educação estuda protocolos para a retomada das aulas em Caxias do Sul


Secretaria da Educação estuda protocolos para a retomada das aulas em Caxias do Sul
Foto: Divulgação/ Internet

A Secretaria Municipal de Educação (Smed) está preparando protocolos para uma possível retomada das aulas presenciais. Em entrevista à Rádio Caxias, a titular da pasta, Flávia Vergani, afirma que há uma expectativa para a volta no mês de setembro, ao menos para alguns níveis do ensino.

Ela salienta que a educação infantil é a que vem sofrendo mais pressão para o retorno na rede particular. Em seguida, os alunos das escolas públicas, do ensino fundamental e médio, poderiam retomar as atividades.

Mesmo assim, o momento é de indefinição. De acordo com a secretária há um debate sobre três datas possíveis para a volta das aulas presenciais: final de setembro; final de outubro e, ainda, final de novembro. Flávia pontua que os olhares, agora, estão focados em Manaus, primeira cidade do Brasil a retomar o ensino público presencial, onde mais de 100 mil alunos voltaram às aulas nesta segunda-feira (10). Se tiver êxito, o exemplo da capital do Amazonas deve ser seguido.

Flávia adianta que uma possibilidade que vem sendo discutida na Smed seria adotar dois dias semanais (terça e sexta-feira) de aulas presenciais, por um período de três horas por turno, e o resto da semana permanecer com o ensino a distância. Na sequência, seria avaliada a ampliação para mais um dia no formato presencial. 

Conforme a secretária, mesmo com todos os debates e possíveis protocolos para evitar uma proliferação maior do coronavírus, a questão que envolve a educação está complicada no que se refere a previsões de datas de retorno. Um dos fatores que leva ao impasse é que o Rio Grande do Sul ainda apresenta números crescentes de contaminação.

Para não perder o ano letivo, também está sendo analisada a possibilidade de estender o período de aula para recuperação, avançando pelo ano de 2021. Um consenso de calendário das escolas municipais deve ser estabelecido juntamente com a rede estadual.
 


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.