Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Maestro 18/11/2019 | 19h51

Secretaria da Cultura demite regente do Coro Municipal


Secretaria da Cultura demite regente do Coro Municipal
Foto: acervo SMC

O maestro Renato Filippini, regente do Coro Municipal desde 2017, foi exonerado do cargo na manhã desta segunda-feira (18). A reunião com o secretário Municipal da Cultura, Joelmir da Silva Neto, segundo Filippini , durou cinco minutos, e as motivações para a demissão não foram claras. O regente foi pego de surpresa, já que não conseguia contato com a Secretaria de Cultura desde maio deste ano. Ele avalia que a exoneração veio por conta de um mal entendido por parte da prefeitura, quando o vereador Rafael Bueno (PDT) pediu, em outubro deste ano, explicações ao Executivo sobre o encerramento precoce das atividades das entidades artísticas como o Coro Municipal, a Companhia de Dança e a Orquestra Municipal de Sopros. Renato Filippini lembra, que à época, Bueno encaminhou 12 perguntas ao prefeito Daniel Guerra e ao secretário Joelmir, e entende que a administração pode ter achado que ele estava repassando informações à imprensa.

Neste ano, a prefeitura informou que houve uma redistribuição do saldo de jetons, auxílio aos integrantes de grupos artísticos ligados à Secretaria Municipal da Cultura, que são pagos por ensaios e apresentações dos grupos artísticos. Renato Filippini salienta que o Coro Municipal de Caxias é um dos melhores do Rio Grande do Sul, mas, segundo ele, isso é de pouco interesse da atual gestão. Ele acredita que o Coro não deve ser extinto em 2020, pois existem artistas dispostos a continuar trabalhando e dando o máximo de si, mesmo sem o apoio da administração da cidade.

O maestro Renato Filippini já esteve à frente do grupo SOU Cantadores de Histórias, de Flores da Cunha; entre outros diversos coros da região. Também atuou no próprio Coro Municipal de Caxias entre 1985 a 1989; 2003 a 2005; e de 2005 a 2007. Em junho de 2017, substitui a regente Cibele Tedesco.

Procurado pela Rádio Caxias, Joelmir da Silva Neto se recusou a falar sobre o caso. Afirmou ainda que a Secretaria de Cultura publicará nos próximos dias uma nota oficializando a contratação de um novo maestro.


Departamento de Jornalismo






Em breve
Nenhum jogo no momento.