Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Imunização 19/06/2021 | 17h25

Secretária celebra marca de 150 mil vacinados com primeira dose e projeta avanço da campanha de imunização nos próximos meses


Secretária celebra marca de 150 mil vacinados com primeira dose e projeta avanço da campanha de imunização nos próximos meses
Foto: João Pedro Bressan/Prefeitura de Caxias do Sul

O painel que mostra o número de pessoas vacinadas contra a covid-19 alcançou uma importante marca nesta semana. Segundo os dados desta sexta-feira (18), atualizados pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), 155.697 pessoas haviam sido imunizadas com a primeira dose contra a doença provocada pelo coronavírus em Caxias do Sul. Desse total, 58.368 já receberam a segunda aplicação, que é necessária para completar a proteção oferecida pelos fabricantes. Isso quer dizer que 30,89% da população caxiense recebeu a primeira dose.

A secretária municipal da Saúde, Daniele Meneguzzi, comemora o alcance da marca. Ela destaca o esforço dos servidores de agilizar ao máximo a campanha de imunização contra a covid-19. De acordo com a titular da pasta, apesar da necessidade da segunda aplicação, uma dose já confere uma maior proteção, que é importante, conforme Daniele, tendo em vista o avanço da pandemia e a continuidade do vírus em circulação na cidade. Quanto ao trabalho de vacinar milhares de caxienses, ela lembra que o esforço é coletivo, envolvendo servidores de diversas secretarias, demais instituições públicas e organizações privadas.

O futuro da vacinação é incerto para a secretária da Saúde. Daniele explica que mesmo o Ministério da Saúde anunciando contratos de aquisição de imunizantes, é observada uma velocidade de distribuição menor do que a esperada. Ela lembra que havia inicialmente a expectativa de vacinar a população acima de 18 anos ainda neste primeiro semestre, o que não se concretiza. Porém, acredita na possibilidade de imunizar o mesmo público, ao menos com uma dose, até o mês de setembro, que é uma projeção do governo gaúcho.

Se for considerado o público vacinável em Caxias do Sul, ou seja, maiores de 18 anos, a taxa de imunização alcançada chega a quase 50%. A maior parte dos vacinados hoje são idosos acima de 60 anos (74.310). Eles são seguidos das pessoas com comorbidades (40.836) e dos profissionais de saúde (19.381).


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.