Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Cobrança 02/09/2019 | 16h22

Samae diz que lei que autoriza pesca esportiva pode prejudicar proteção ambiental de barragens


Samae diz que lei que autoriza pesca esportiva pode prejudicar proteção ambiental de barragens
Foto: Marco Zeminhani / Samae

O projeto que regulamenta a pesca esportiva nas barragens de Caxias do Sul é de autoria do vereador Ricardo Daneluz (PDT). Ele foi vetado pelo prefeito Daniel Guerra (Republicanos), mas virou lei após o veto ser derrubado no Legislativo, que promulgou a norma na semana passada.

De acordo com Gerson Panarotto, diretor-presidente do Samae, a pesca esportiva, mesmo que em datas específicas, como está na proposta, pode degradar o meio ambiente nas proximidades nas barragens. Ele salienta que, da mesma forma que existem pescadores conscientes, há aqueles que praticam vandalismo, como devastação da vegetação e poluição por meio de lixo. Além disso, acredita que os promotores dos eventos terão dificuldades em controlar a entrada de todos os participantes.

Mesmo assim, como agora há uma lei em vigor sobre o assunto, Panarotto comenta que o Samae vai debater o assunto no Executivo, para adotar um procedimento definitivo.

Conforme a proposta, os pescadores serão autorizados a pescar nas represas, de forma amadora, nos primeiros sábados de março e setembro e nos últimos sábados de abril e de outubro. Um dos objetivos do projeto é incentivar o turismo da pesca. As atividades terão fiscalização da Associação Gaúcha de Pesca com Iscas Artificiais (AGAPIA).


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.