Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Serviço 16/01/2021 | 12h53

Samae anuncia que tarifa de água não sofrerá reajuste em 2021


Samae anuncia que tarifa de água não sofrerá reajuste em 2021
Foto: Andréia Copini/Prefeitura de Caxias do Sul

Devido à situação econômica desfavorável ocasionada pela pandemia da Covid-19, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) optou pelo não reajuste da tarifa de água e esgoto para o ano de 2021. Sendo assim, a tarifa segue em R$ 28,60 para os usuários que consomem até cinco metros cúbicos (5m³) por mês.

A decisão foi tomada ainda na gestão passada, onde foi calculada a Lei Orçamentária Anual (LOA) da autarquia sem considerar os valores de reajuste. É o que afirma o atual diretor-presidente do Samae, Gilberto Meletti.

Ele frisa que esta medida foi mantida para que o consumidor possa receber o menor impacto possível diante da atual situação econômica severamente afetada pela pandemia. Meletti ressalta ainda que o não reajuste da tarifa anual não terá impacto na qualidade da água e nem do serviço prestado pela autarquia, que segundo ele buscará sempre realizar melhorias para o progresso no atendimento às demandas da comunidade.

O Projeto de Lei nº 8.509, que isentava a cobrança da tarifa de água e esgoto aos usuários beneficiados na Tarifa Social por 120 dias, terminou em 31 de dezembro, junto com o prazo do decreto que declarava estado de calamidade pública no Município em virtude da pandemia da Covid-19. Deste modo, as famílias deverão voltar a pagar o valor mínimo a partir de janeiro.

O Samae anulou a suspensão dos cortes de água, e por isso os usuários que tiverem faturas vencidas há mais de 30 dias, a contar do dia quatro de janeiro, poderão ter o corte no abastecimento mediante aviso prévio.


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.