Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Turismo 22/11/2019 | 11h44

Roteiro turístico Caminhos de Caravaggio é instituído por lei estadual


Roteiro turístico Caminhos de Caravaggio é instituído por lei estadual
Foto: Divulgação

Sancionado pelo governador Eduardo Leite na tarde de quarta-feira (20), no Palácio Piratini, a matéria foi proposta pelo deputado estadual Carlos Búrigo (MDB) e subscrita pelos deputados Elton Weber (PSB) e Fran Somensi (PRB). Com isso, o roteiro turístico composto pelos municípios de Canela, Gramado, Nova Petrópolis, Farroupilha e Caxias do Sul está oficializado no Rio Grande do Sul.

O Caminhos de Caravaggio foi inspirado no mítico Caminho de Santiago de Compostela, entre a França e a Espanha, com consórcio intermunicipal criado para trabalhar na organização da rota. Com a publicação da lei estadual, a atração turística passa a ter um instrumento importante para a captação de recursos necessários, a fim de qualificar a infraestrutura pública e privada ao longo do percurso de 200 quilômetros. Além da arrecadação, o projeto também pretende atrair romeiros de todo país para percorrerem os caminhos que unem os santuários dedicados à Nossa Senhora de Caravaggio.

Segundo Carlos Búrigo, a expectativa é potencializar a economia e o turismo na região. Com essa abrangência será possível aproximar as regiões turísticas da Uva e do Vinho e das Hortênsias. Ele salienta, que, tornando-se lei, fica mais fácil para os municípios conseguirem captar recursos para fins de planejamento e gestão.

Em agosto deste ano o Governo Federal lançou o “Programa Investe Turismo”, que está disponibilizando R$ 200 milhões para 30 rotas turísticas no Brasil.


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.