Rádio Caxias

Notícias



ESTADO

Índice 10/04/2021 | 18h39

Rio Grande do Sul tem queda no número de feminicídios em março


Rio Grande do Sul tem queda no número de feminicídios em março
Foto: Divulgação

Os feminicídios tiveram uma queda de 77% na relação do último mês de março com o mesmo período do ano passado no Rio Grande do Sul. Assim, o cômputo geral ficou em três vítimas no mês, dado que é o menor da série histórica iniciada em 2012. Conforme a Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP) ainda foram verificadas baixas no registro de lesões corporais, estupros e nas ameaças. Entretanto, as tentativas de assassinatos misóginos tiveram crescimento nesse mesmo comparativo. O mesmo movimento é visto no fechamento do primeiro trimestre de 2021, com um aumento de quase 33% nos casos de feminicídios tentados. A mesma taxa, porém de queda, tiveram os crimes contra a vida de mulheres consumados nos primeiros três meses deste ano.

De forma geral, os resultados são comemorados pelo Governo do Estado. O resultado é atribuído às ações empregadas pelo programa RS Seguro. Aí há destaque para ações de estruturação e qualificação de atendimento ao público feminino pelos órgãos de segurança, medidas de repressão e campanhas de conscientização.

O vice-governador, Ranolfo Vieira Júnior, avalia que o trabalho das polícias são fundamentais para a diminuição no registro de feminicídios. Ele também destaca a importância da atuação do Comitê Interinstitucional de Combate à Violência Contra a Mulher. O secretário de Segurança lembra que o grupo formado pelos três Poderes gaúchos, pelo Ministério Público e pela sociedade civil vem  trabalhando sobre a questão desde setembro de 2020.

Além da redução no número de feminicídios, o Governo também destaca diminuições nos dados de homicídios (21,9%) e de roubo de veículos (44%) na comparação entre março de 2021 e de 2020. Por outro lado, na mesma relação a contabilização de latrocínios teve aumento significativo, uma vez que no mesmo período do ano passado haviam sido 2 vítimas e neste ano foram 10. O Piratini garante que vai focar trabalho para buscar novas baixas também neste indicador.


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.