Rádio Caxias

Notícias



ESTADO

Oportunidade 03/07/2022 | 15h15

Rio Grande do Sul e consulado americano promovem programa de intercâmbio para jovens gaúchos nos Estados Unidos


CONFIRA O ÁUDIO


Rio Grande do Sul e consulado americano promovem programa de intercâmbio para jovens gaúchos nos Estados Unidos
Foto: Agência Brasil


POR CRISTIANO GAUER | DEPARTAMENTO DE JORNALISMO

O lançamento do programa ocorreu na última segunda feira (27) pelo governador Ranolfo Vieira Júnior (PSDB) no Palácio Piratini. O programa denominado Sports Diplomacy – Esporte para a Mudança Social, é uma parceria entre o consulado dos Estados Unidos em Porto Alegre com o governo do Estado. A ação promoverá a viagem de oito jovens gaúchos, de 16 a 18 anos de idade, praticantes de artes marciais e integrantes de projetos sociais, em Boston, nos EUA. O intercâmbio ocorrerá de 22 de julho a 4 de agosto.

O governador ressalta que, com o projeto, foi possível agilizar a emissão dos passaportes dos jovens junto à Superintendência Regional do Rio Grande do Sul do Departamento de Polícia Federal. Ranolfo também destaca a participação da Central Única das Favelas (Cufa), que colaborou na seleção dos oito jovens que representam as regiões do Estado.

Ainda segundo o governador, o objetivo é realizar uma troca entre as culturas, utilizando o esporte como catalisador de mudanças sociais para a população jovem. Ranolfo também faz menção ao programa RS Seguro, lançado em fevereiro de 2019. O governador também cita como outro ponto importante, a ação promovendo a integração entre órgãos e entidades em busca de um bem comum.

Cinco adultos vão acompanhar o grupo de jovens intercambistas: dois representantes da Cufa, duas servidoras da equipe do RS Seguro e uma professora e tradutora da língua inglesa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs).







Em breve
Nenhum jogo no momento.