Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Campanha 02/04/2020 | 13h19

Retomada de vacinação gera grandes filas em postos de saúde


Retomada de vacinação gera grandes filas em postos de saúde
Foto: Paula Brunetto/Rádio Caxias

Desde 08h desta quinta-feira (2), as salas de vacinas das Unidades Básicas de Saúde estavam abertas para os usuários e pode-se visualizar a intensa procura, mesmo com a chuva presente nas primeiras horas da manhã. Os idosos e profissionais da saúde ocasionaram filas quilométricas, principalmente nos postos da área central de Caxias.

Ainda na parte da manhã, algumas UBSs já apresentaram falta das doses e precisaram dispensar as pessoas. De acordo com Adriane Borella, enfermeira do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, até a última sexta-feira (27), 23 mil doses foram aplicadas; sendo 21 mil para idosos e duas mil para profissionais da área da saúde. O município conta com 48 mil idosos e 12 mil profissionais da saúde registrados.

Por isso, a remessa disponível nesta quinta-feira, de cerca de 12,7 mil doses ainda não será suficiente para a vacinação de todo o primeiro grupo. Adriane pontua que uma nova remessa deva ser enviada pelo governo estadual na próxima semana, sem ainda precisar a data. A enfermeira orienta a população que antes de deslocar-se na parte da tarde, deve primeiramente entrar em contato por telefone para verificar a disponibilidade de doses.

Para se vacinar é necessário apresentar um documento de identificação e, se possível, o Cartão do SUS. A vacinação está sendo feita dentro das unidades e não na modalidade “drive-thru”. A partir de 16 de abril vai ter início a segunda etapa de imunização. Neste grupo estarão professores de escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.