Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Demandas 17/01/2020 | 10h47

Representantes do varejo reivindicam fiscalização mais severa ao comércio ilegal


Representantes do varejo reivindicam fiscalização mais severa ao comércio ilegal
Foto: Lisiane Zago

Na terça-feira (14), o prefeito Flávio Cassina recebeu, no Salão Nobre da Prefeitura de Caxias do Sul, as principais lideranças do comércio do Município, que apresentaram reivindicações ao Poder Executivo. Os representantes das entidades varejistas que compareceram à reunião foram o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Renato Corso; a presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Caxias do Sul (Sindilojas), Idalice Manchini; e o vice-presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios (Sindgêneros), Jaime Andreazza.

Entre as pautas apresentadas estão a flexibilização do estacionamento no centro da cidade nos finais de semana, em relação às ruas Os 18 do Forte e Sinimbu; a revitalização da Praça Dante Alighieri e da Avenida Júlio de Castilhos; investimentos em iluminação pública, readequação e limpeza de contêineres de lixo; e adequações da regulamentação da Lei de Comunicação Visual.

No entanto, segundo os representantes das entidades do comércio, a principal demanda, que orientou boa parte da reunião, é em relação à propagação do comércio ilegal nas principais vias da área central. Renato Corso afirma que foi reivindicada a ampliação da fiscalização da prática ilegal nos principais pontos do município. Ele salienta que o comércio ilícito é nocivo para os varejistas e também à população.

Idalice Manchini avalia que não se deve somente retirar o vendedor ambulante das áreas centrais, mas é preciso desenvolver uma política pública para que ele consiga viver de outro modo. Ela informa que parcerias com a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação (FGTAS/Sine) e outras instituições são analisadas pelo poder executivo para que a população que trabalha com o comércio ilegal possa fazer cursos profissionalizantes e conseguir empregos formais.

Também participaram da reunião o vice-prefeito, Elói Frizzo (PSB), e o secretário interino do Planejamento, Paulo Dahmer.


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.