Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Realocação 16/09/2019 | 18h14

Reintegração de posse é cumprida no bairro Cinquentenário II


Reintegração de posse é cumprida no bairro Cinquentenário II
Fotos: Alex Schneider/Rádio Caxias

Quatro moradias foram demolidas por servidores da Secretaria de Obras de Caxias do Sul. A medida, parte de reintegração de posse, ocorreu durante a manhã desta segunda-feira (16). As quatro famílias, que somam cerca de 20 pessoas, viviam em área que pertence ao município, na Rua Walfrida Versteg, ao lado do Centro Comunitário do bairro Cinquentenário II.

Segundo a procuradora-geral do Município, Cássia Kuhn, a reintegração deveria ter sido realizada no ano passado. Ela explica que, no entanto, o poder público municipal foi impedido de cumpri-la por força judicial, depois que os moradores entraram com ação, ato que foi derrubado neste ano.

Cássia explica que a prefeitura conseguiu, há cerca de 30 dias, autorização judicial para efetuar a reintegração na área, dando fim à ocupação irregular de mais de 20 anos. Ela acrescenta que as famílias que ali estavam serão realocadas em casas de familiares ou conhecidos.

O caso envolvendo uma mulher cadeirante foi exceção. A moradora foi atendida pela Fundação de Assistência Social (FAS). Ela conseguiu ainda em 2017 a transferência para um apartamento.

A procuradora esclarece que parte do terreno será utilizada na expansão do Centro Dia, um serviço da FAS de atendimento a autistas que funciona na rua dos Ipês, próximo à área reintegrada. A outra parte receberá uma área de lazer habitacional.

A reintegração de posse transcorreu dentro do planejado. Além dos poderes Judiciário e Executivo, também participaram policiais da Companhia de Operações Especiais (COE) da Brigada Militar (BM), Guarda Municipal (GM), Samae, Fiscalização de Trânsito e União das Associações de Bairros (UAB).


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.