Rádio Caxias

Notícias



REGIÃO

Agricultura 20/10/2020 | 18h22

Redução da produtividade na safra de pêssego em cidades da região aumenta busca por inovação tecnológica


Redução da produtividade na safra de pêssego em cidades da região aumenta busca por inovação tecnológica
Foto: Divulgação/ Internet

Por conta das geadas tardias que ocorreram nos meses de agosto e setembro deste ano, produtores de pêssego dos municípios de Pinto Bandeira, Farroupilha e Bento Gonçalves buscam saídas para reduzir as perdas, que podem chegar a 60%. Em vista disso, os fruticultores dessas regiões utilizam o software AgroD, com o intuito de facilitar a gestão, trazendo ganhos de produtividade. 

O aplicativo foi desenvolvido pela empresa caxiense AgroD Tech. O engenheiro agrônomo e sócio da empresa, Tauê Bozzetto Hamm, explica que a geada afetou diretamente a produção de pêssego, porém ao mesmo tempo os produtores estão buscando inovar dentro das propriedades, garantindo assim a presença no mercado e trazendo valor ao produto.

Hamm frisa que o aplicativo visa auxiliar o produtor na tomada de decisões na gestão da propriedade, além de atender à legislação, que exige rastreabilidade dos produtos. De forma prática, o software gera um banco de dados, que auxilia o produtor. 

O software AgroD funciona como um caderno de campo digital, substituindo as antigas anotações sobre uso de agroquímicos e fertilizantes, com o intuito de comprovar o uso correto desses insumos. Todo o manuseio dos pomares e as colheitas são registradas por meio do aplicativo para smartphone, que funciona de forma off-line. O AgroD gera automaticamente relatórios de rastreabilidade dos produtos e também etiquetas com QR Code, o que atende à Instrução Normativa que exige a rastreabilidade e identificação de vegetais frescos.

Em 2019, ano em que a incidência de granizo também causou prejuízos, foram colhidos 37,3 milhões de quilos de pêssego. A Serra Gaúcha possui 3,6 mil hectares de pomares da fruta.


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.