Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Bandeira preta na Serra 23/02/2021 | 12h13

Rede hospitalar em alerta: ocupação de leitos de UTI pelo SUS chega a 95% em Caxias do Sul


Rede hospitalar em alerta: ocupação de leitos de UTI pelo SUS chega a 95% em Caxias do Sul
Foto: SES-RS/Divulgação

Na live de segunda-feira (22) pela manhã com os prefeitos das associações regionais e com a Famurs o governador do Estado, Eduardo Leite (PSDB), apresentou números do crescimento recente dos casos confirmados e suspeitos de Covid, bem como de hospitalizações em UTIs. Pela projeção, a região da Serra teria a capacidade esgotada de leitos entre sete e 16 dias.

Porém, o aumento desproporcional de casos de síndrome respiratória aguda grave, de Covid e de internações em enfermarias e UTIs se agravou em Caxias do Sul. Pouco depois das 10h da manhã desta terça-feira (23), o prefeito caxiense, Adiló Didomenico (PSDB), informou durante entrevista coletiva que havia somente quatro leitos de UTI disponíveis nos hospitais da cidade.

O percentual de ocupação chega a 95%, com 82 leitos usados por infectados. Nesse sentido, a Secretaria Municipal da Saúde tenta abrir novas unidades junto às instituições caxienses. O prefeito destacou que algumas pessoas ainda não tem a real noção do quão grave é o momento. Tudo indica que se trata de uma nova cepa disseminada, que atinge mais rapidamente outras faixas etárias, principalmente os mais jovens. Por isso, Adiló Didomenico reforçou que é preciso redobrar os cuidados.

Nesse contexto, a Prefeitura orienta que pacientes com suspeita de coronavírus e que tenham sintomas respiratórios leves devem procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para o primeiro atendimento. Só devem procurar as tendas instaladas junto às UPAs Central e Zona Norte as pessoas que tiverem os sintomas agravados ou que, por algum motivo, não tenham conseguido atendimento em UBS.


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.