Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Economia 15/09/2020 | 17h19

Receita estadual lança aplicativo Nota Fiscal Fácil


Receita estadual lança aplicativo Nota Fiscal Fácil
Foto: Divulgação/ Internet

O aplicativo Nota Fiscal Fácil (NFF) foi lançado no dia 02 de setembro, e tem como principal intuito facilitar a emissão de documentos fiscais eletrônicos no país. Na primeira etapa, o app contempla os transportadores autônomos de cargas, que com o aplicativo podem solicitar a emissão dos documentos fiscais relativos a prestações de serviços de transporte de cargas em dispositivos móveis, de forma mais simplificada e ágil. 

De acordo com o auditor fiscal da Receita Estadual e coordenador técnico adjunto do Encontro Nacional dos Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais (Encat), Vinicius Freitas, o aplicativo vem para facilitar o acolhimento de dados por parte dos transportadores nesta primeira e segunda fase. Ele ressalta ainda que, após os trabalhadores desta área colocarem no app informações básicas como quantidade, preço e supermercado, o programa recolherá e transmitirá as informações para um ambiente centralizado, onde a informação é processada e transformada em códigos necessários para a obtenção do documento fiscal eletrônico.

O aplicativo Nota Fiscal Fácil estimula à formalização e o desenvolvimento econômico, a melhora da competitividade, provoca a redução da burocracia e de custos e a simplificação no cumprimento das obrigações secundárias. Outras operações devem ser agregadas no futuro, mas ainda não há um cronograma definido para a  implementação. 

O app foi desenvolvido pelo Encontro Nacional dos Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais (Encat), em parceria com a Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul, a Procergs e o Sebrae Nacional.


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.