Rádio Caxias

Notícias



AGENDA

Sessão 25/04/2019 | 00h01

Quindim recebe artista de Portugal


Quindim recebe artista de Portugal
Foto: Mário Campos

A biblioteca do Instituto de Leitura Quindim tem livros de diferentes idiomas, de diversas partes do mundo. No dia 27 de abril, sábado, a partir das 15h, a língua portuguesa estará presente, mas com sotaque lusitano, já que a portuguesa Margarida Botelho (escritora e ilustradora) estará conhecendo o Instituto, fazendo atividades, sessão de autógrafos dos seus livros e inaugurando a exposição YARA – Premiada em Washington D.C.(EUA). A exposição apresentará um diálogo visual entre fotografias de Mário Campos e ilustrações do livro YARA de Margarida Botelho produzidas em uma aldeia Kayapó, no Xingu, desaparecida com a construção da barragem de Belo Monte.

A construção de barragens e a falta de manutenção das mesmas, falta de investimento em prevenção, desastres, descaso com o meio ambiente, rios, e as comunidades  adjacentes são assuntos essenciais e urgentes que devem ser debatidos e abordados. Recentemente, a tragédia de Brumadinho devido à imprudência do homem e o desrespeito à natureza chocou a todos. No mês de abril, comemora-se o Dia do Índio, termo trazido pelos colonizadores europeus ao desembarcar na Bahia, achando que chegavam à Índia. No Instituto de Leitura Quindim, preferimos nominar essas diferentes nações habitantes de nosso país, povos originários ou indígenas. A cultura dos povos originários sempre ganhou destaque na biblioteca do Instituto por meio da literatura indígena. 

Margarida Botelhoé Licenciada em Arquitetura e Mestre em Design e Sequential Illustration, desde 2005 publica livros para a infância onde constrói as palavras e as imagens dessas casas/livros. Margarida acredita no compromisso entre arte, educação e mundo social, por isso desenvolve experiências educativas com várias comunidades em vários contextos; cria e realiza projetos artístico-educativos em bibliotecas, escolas, centros culturais e sociais, museus, largos e praças públicas. Desde 2009 que trabalha em parceria com várias instituições e ONGs em projetos de intervenção comunitária através da arte; em Moçambique, no Brasil, na Índia, em Timor-Leste e em Cabo Verde. A partir destas experiências desenvolveu com Mário Rainha Campos o projeto ENCONTROS e a coleção de livros POKA POKANI. Em 2015 foi candidata ao Prémio ALMA – Astrid Lindgren Memorial Award, como promotora da leitura com o seu projeto ENCONTROS.

Mário Rainha Campos: Licenciado em Psicologia Educacional pelo Ispa é atualmente responsável pelo Serviço Educativo da Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea da Câmara Municipal de Almada desde 2011. Colaborou como criador de conteúdos de educação cultural no projeto “DiaLugares”  no âmbito do Programa "Almada Cidade Digital". Como arte educador e fotógrafo colaborou com vários serviços educativos (Fundação Calouste Gulbenkian, Museu Berardo, Centro Cultural de Belém) criando e orientando diversas oficinas, formações e projetos para diferentes públicos. Participou em vários projetos de intervenção social através da Arte, em colaboração com diversas entidades de que se destacam o Centro de Arte Moderna da F. C. Gulbenkian com “Heróis e Vilões” e “Moradas Coletivas”. Foi coordenador de projetos de arte participativa no conselho de Almada como o “Planisfério da Interculturalidade” - Projeto Educativo de Coesão Social em Ambiente Escolar com Participação Voluntária, e como o mural “Oceano de Palavras” - um poema visual com mais de um quilometro de palavras criado por centenas de participantes. Frequentou o curso de Desenho e de Fotografia do Arco, o curso livre de Ilustração Científica de Pedro Salgado e a Pós-Graduação de Educação em Museus da Universidade de Évora.

Serviço:

O quê:Inauguração da exposição Yarae bate-papo com a artista portuguesa, oficina para crianças de todas as idades e sessão de autógrafo dos livros Iara/Yara, Eva, A cozinheira de livros e Os lugares de Maria da autora Margarida Botelho (editora Paulinas)

Quando:Dia 27/04, sábado, a partir das 15h

Onde:Instituto de Leitura Quindim – Centro Cultural Moinho da Cascata – Rua Henrique Riboldi, 31, Bairro Santa Catarina, Caxias do Sul – RS 

Quanto:R$ 30,00 para a oficina

 

Assessoria de Imprensa

Instituto de Leitura Quindim









Em breve
Nenhum jogo no momento.