Agentes da Vigilância Ambiental localizaram quatro focos do mosquito Aedes Aegypti em Caxias do Sul. O criadouro mais recente foi encontrado no bairro Desvio Rizzo, em uma floricultura, na terça-feira (19). Além do último, os agentes encontraram focos do mosquito no bairro Santa Fé e Bela Vista.
Conforme Sandra Tonet, diretora técnica da Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal da Saúde, foram encontrados três mosquitos adultos e uma larva.
Sandra reforça o cuidado que a população precisa tomar para evitar o aparecimento de mais focos do mosquito: limpar com escovação semanal o recipiente de água dos animais domésticos, recolher o lixo do pátio, recolher pneus não utilizados e armazená-los em locais secos e protegidos da chuva, ou encaminhá-los ao Ecoponto da Codeca, tampar caixas d’água, limpar as calhas, entre outros.
A comunidade também pode denunciar terrenos baldios e locais onde pode existir abrigos de larvas por meio do Alô Caxias, pelo telefone 156. A ligação é gratuita e pode ser feita no anonimato. O mosquito é transmissor da dengue, da febre chikungunya e do zika vírus.