Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Pesquisa 15/07/2021 | 14h04

Quase 20% dos gaúchos estavam desempregados ou em busca de emprego no RS no primeiro trimestre


Quase 20% dos gaúchos estavam desempregados ou em busca de emprego no RS no primeiro trimestre
Foto: Divulgação/Internet

O Boletim do Trabalho do Departamento de Economia e Estatística (DEE) da Secretaria Estadual de Planejamento, Governança e Gestão referente aos primeiros três meses de 2021 mostra que mais de 1,1 milhão de pessoas estavam subutilizadas. Ou seja, desempregadas, em busca de emprego ou atuando menos do que 40 horas semanais no Estado.

Esse grupo de pessoas em idade ativa, com 14 anos ou mais, totalizou 18,8%. O menor patamar de subutilização da força de trabalho no Estado ocorreu no quarto trimestre de 2014 (10,8%). No Brasil, o mesmo indicador no primeiro trimestre de 2021 foi de 29,7%.

O Boletim também apresenta dados sobre a evolução do emprego formal nas nove regiões em que o Rio Grande do Sul está dividido para fins de planejamento. No acumulado entre janeiro e maio, os vales do Rio Pardo e do Taquari apresentaram maior crescimento (+8,25), seguida da macrorregião de Caxias (Serra, Hortênsias e Campos de Cima da Serra), com +4,4%.

Segundo o integrante da equipe técnica do DEE Guilherme Xavier Sobrinho, um dos responsáveis pelo levantamento, a alta mais significativa no emprego formal ocorreu no Litoral. Isso se deve ao efeito do deslocamento de muitas famílias durante o período de isolamento decorrente da pandemia, o que dinamizou aquele mercado regional. O pesquisador complementa que entre janeiro e maio, o RS registrou saldo positivo de 82.134 empregos formais.

O Boletim do Trabalho é produzido a partir de informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) do IBGE e do novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério da Economia.


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.