Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Cultura 13/10/2021 | 14h06

Projeto Skate no Horizonte lança campanha para construção de pista no Complexo Esportivo da Zona Norte


Projeto Skate no Horizonte lança campanha para construção de pista no Complexo Esportivo da Zona Norte
Foto: Pedro Gutterres/ Rádio Caxias

O último domingo (10) antecipou o Dia das Crianças no Complexo Esportivo da Zona Norte. Em evento promovido em  conjunto entre comunidade e Sindicato dos Metalúrgicos, o espaço teve dança, música, gastronomia, artes plásticas, futebol e skate. Com grande presença de público, meninas do Projeto Impulso fizeram apresentação de dança e, mais tarde, foi a vez do som da Batalha do Complexo tomar destaque. O evento ainda teve oficina de pintura com o artista Andrigo Martins.

Ademais, a data marcou o lançamento oficial da campanha do projeto Skate No Horizonte (SNH) pela construção de pista no interior do Complexo. Atualmente, a iniciativa divide uma quadra de futsal, onde especialmente crianças e adolescentes aprendem o skate como esporte e cultura. Há três anos, pelo menos, os responsáveis pelo trabalho buscam a construção de espaço próprio para a evolução do "rolê" do SNH.

A ideia agora é captar apoio da sociedade para a construção de piso, obra orçada em R$ 22 mil pelos professores do Skate No Horizonte. Também vale destacar que o projeto conseguiu importante apoio do Coletivo Meio. O coletivo deve auxiliar na elaboração do projeto arquitetônico dos futuros obstáculos permanentes do local. Entretanto, esse trabalho vai ter participação da gurizada atendida pelo projeto, que vai visitar pistas de skate do Estado e sugerir o desenho da pista.

Um dos criadores do projeto, Eduardo Padilha, exalta a ideia do Coletivo Meio, destacando que o trabalho vai proporcionar novas experiências para os jovens atendidos. Ele reconhece o desafio da sequência, comentando que estão começando as ações para se levantar fundos. Além disso, o skatista também relata que estão surgindo possíveis patrocinadores. Outro ponto importante é a liberação da área escolhida para a obra, conforme aponta Padilha, que ainda convoca o apoio da sociedade ao projeto.

Outro fundador do projeto, David William de Oliveira, reforça a importância da existência de um local próprio para o skate no local. Entrevistado durante o evento de domingo, ele lembra que a quadra utilizada pelo projeto teve de ser cedida para a prática do futsal. Este é um exemplo das dificuldades geradas ao SNH pela divisão da quadra. Ainda assim, Oliveira destaca que a cedência foi justa, acrescentando que o Skate No Horizonte passa diversos ensinamentos para além das quatro rodinhas.

A captação dos R$ 22 mil para a construção do piso para skate no Complexo Esportivo deve envolver o contato com possíveis patrocinadores e ações do grupo. Rifas, venda de camisas do projeto fazem parte das alternativas já em planejamento. Já a construção dos obstáculos da pista, parte mais cara do projeto, vai envolver três etapas. A primeira é a visita e a busca de referências de pistas do Rio Grande do Sul pelos jovens, que posteriormente vão integrar a formulação da maquete do projeto. Desta forma, restaria como última etapa antes da construção a captação de recursos para a obra.

Ainda assim, o Skate No Horizonte ainda precisa buscar a autorização e a cedência do espaço para a construção da pista. O local escolhido é o ponto onde atualmente há cancha de areia que é pouco utilizada pela comunidade. De qualquer forma, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) explica que a solicitação teria de ser levada também à Secretaria de Planejamento de Caxias (Seplan). Esta etapa é necessária justamente por já existir construção no espaço.

Interessados em apoiar a campanha pela pista no Complexo Esportivo da Zona Norte podem entrar em contato com o Skate No Horizonte pelas páginas do Instagram ou do Facebook.

Contato também pode ser feito pelos telefones: (54) 9 9691.9675, para tratar com David, ou (54) 9 9129.9470, com Eduardo.

 


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.