Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Higiene Pessoal 25/07/2021 | 17h09

Projeto que tramita na Câmara busca que Município forneça produtos de higiene íntima para adolescentes em Caxias


Projeto que tramita na Câmara busca que Município forneça produtos de higiene íntima para adolescentes em Caxias
Foto: Divulgação

Distribuir absorventes higiênicos ou coletor menstrual para adolescentes em Caxias do Sul é o objetivo de um Projeto de Lei protocolado na Câmara de Vereadores nesta semana. A ideia é que o Executivo forneça esses produtos para aquelas jovens em período menstrual de baixa renda ou que vivem em situação de extrema pobreza na cidade.

Segundo a vereadora Denise Pessôa (PT), autora do projeto, a iniciativa visa prevenir doenças, assim como a evasão escolar das adolescentes na rede pública de ensino provocada pela condição.

A parlamentar ressalta que a pobreza menstrual é reconhecida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) como um problema causado pela falta de recursos para comprar absorventes e pela falta de estruturas sanitárias.

Denise comenta que não há estimativa de quais localidades de Caxias poderiam ser encontradas essas adolescentes, por isso propõe-se que os itens de higiene sejam direcionados às entidades que atendem meninas em vulnerabilidade social.

“Não tem como você mensurar ou localizar porque ela (pobreza) é bastante espalhada na cidade, então tem várias localidades. A gente não tem como especificar, mas é algo que acontece e é relatado em vários espaços. Nós do Legislativo não temos como determinar como um serviço seria feito pela prefeitura, mas poderia ser via Fundação de Assistência Social (FAS) ou pelas próprias escolas que também tem um contato direto com as famílias, então tem várias forma.”

A Unicef aponta que, no Brasil, 713 mil meninas não possuem banheiro ou chuveiro em casa; 900 mil meninas não têm acesso a água canalizada em seus domicílios e 6,5 milhões vivem em casas sem ligação à rede de esgoto. A pesquisa aponta ainda, que mais de 4 milhões de meninas não têm acesso a itens mínimos de cuidados menstruais nas escolas.

 

 


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.