Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Focada no pedestre 02/10/2021 | 19h00

Projeto pretende transformar a Júlio de Castilhos em Avenida Parque


Projeto pretende transformar a Júlio de Castilhos em Avenida Parque
Foto: Rafael Lopes

Ação articulada pelo Laboratório Urbano, em parceria com a FSG e a Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), pretende transformar a Júlio de Castilhos em uma Avenida Parque e focada no pedestre. O projeto inicia com um momento de engajamento e que conta com palestra e workshops gratuitos, neste final de semana.

Segundo a docente de Arquitetura e Urbanismo da FSG, Taísa Festugato, o projeto irá trazer o modelo de planejamento chamado Urbanismo Tático, que consiste em prototipar a modificação da mais tradicional avenida de Caxias.  A intenção é transformar uma das vias da Júlio de Castilhos em um parque para pedestres, pelo período de um mês. Enquanto isso, serão desenvolvidas pesquisas para avaliar o resultado da ação e validar a sua implementação.

Conforme Taísa, o Urbanismo Tático vem mostrando-se eficiente para propor, a baixo custo e em microescala, intervenções urbanas e na intenção de promover o direito à cidade. Pois, com ações pontuais se implantam soluções para testar a aceitação da comunidade para as transformações sugeridas, a exemplo do que será feito na Júlio.

A docente ainda explica que a escolha do trecho se deu porque os urbanistas perceberam a vocação real daquela avenida, ou seja, muito mais ligada ao fluxo de pedestres,  já que que abriga um verdadeiro shopping a céu aberto. Diferente do que acontece em vias próximas, a exemplo do binário Sinimbu e Pinheiro, onde observa-se um intenso fluxo de veículos.  Então, porque não transformar a Júlio num espaço similiar ao que jé existe em outors locais, como avenidas de Curitiba, Gramado e Bento Gonçalves.

O projeto está organizado em duas etapas, a primeira aconteceu na sexta-feira (1º), e consistiu numa palestra online com o PhD da Universidad de Cuenca, Daniel Orellana, falando sobre a experiência do urbanismo tático no Equado, a palestra aconteceu durante a solenidade de premiação do XI Prêmio Projeto de Arquitetura e Urbanismo da FSG.  Neste sábado (02), ainda estão previstos dois workshops, nos quais serão debatidos os problemas e as soluções para a avenida. As atividades visam o engajamento popular a proposta.

Já a segunda etapa do projeto acontecerá nos dias 30 e 31 de outubro, e 01 de novembro,  com a implementação do protótipo da proposta no trecho definido e por tempo limitado. 

 

1ª ETAPA

WEBINAR:

Urbanismo Táctico: Investigación e Intervención Colectiva en el Espacio Urbano- com PhD. Daniel Orellana (Universidad de Cuenca - Equador) - XI Prêmio Projeto de Arquitetura e Urbanismo da FSG.

Sexta, dia 01 de outubro de 20210

Horário: 19h30

Local: zoom. inscrições no sympla:

https://www.sympla.com.br/urbanismo-tactico-investigacion-e-intervencion-colectiva-en-el-espa cio-urbano 1360594

*** EVENTO GRATUITO ***

WORKSHOP

Sábado, dia 02 de outubro de 2021. Horário: 14:00 às 18:00h (Online) Local: zoom, inscrições no sympla:

https://www.sympla.com.br/workshop-julio---avenida-parque 1360572

*** EVENTO GRATUITO ***

 

2ª ETAPA - IMPLANTAÇÃO

Sábado, Domingo e Segunda-feira, dias 30, 31 de outubro e 1 de novembro de 2021.

Local: Av. Júlio de Castilhos, nas quadras definidas como os ''trechos de adaptação'' pelo grupo de trabalho.

Horários:

Dia 30 Sábado - 8:30 às 12:00h (Presencial - respeitando os protocolos de prevenção ao Covid)

/12:00 as 13:30h (pausa para almoço) / 13:30 às 18:00h

Dia 31 Domingo - 8:00 as 12:00h / 12:00 as 13:30 (pausa para almoço) / 13:30 às 8:00h

Dia 01 Segunda - Feira - 08:00 às 9:00h

*** EVENTO GRATUITO ***


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.