Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Cidadania 01/09/2019 | 09h30

Projeto Hospedagem Solidária é encerrado após quatro meses de atendimento


Projeto Hospedagem Solidária é encerrado após quatro meses de atendimento
Foto: Elton Bussolotto Aristides/Divulgação

Mais de 100 moradores de rua foram cadastrados no projeto, coordenado pela Pastoral da Pessoa em Situação de Rua, da Diocese de Caxias. Desde o início de maio, 360 voluntários trabalharam diariamente na preparação do jantar, café da manhã e organização para o banho. Além disso, o grupo propiciava aos acolhidos, rodas de conversas sobre espiritualidade, cuidados pessoais, valores, cidadania e diversos outros temas.

Nesta segunda edição do projeto Hospedagem Solidária, houve a participação do grupo Médicos de Rua. Ele é formado por acadêmicos da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Os alunos e professores prestaram diversos atendimentos, como curativos, testes rápidos para doenças sexualmente transmissíveis, encaminhamento para especialistas, psicólogos e dentistas, dentre outros.

A coordenadora da Pastoral da Pessoa em Situação de Rua, Terê Madelli, comenta que o projeto não apenas presta assistência, mas também auxilia a reverter as situações. Segundo ela, em apoio com instituições, já há pessoas inseridas no mercado de trabalho.

Em 124 dias, foram oferecidas 12.894 refeições e 1.860 banhos. Terê salienta que o acompanhamento a essas pessoas não vai parar. Além das jantas oferecidas nas ruas todas as quintas-feiras a noite, o grupo de voluntários acompanha as pessoas em trabalhos temporários nas colheitas de safras da região.

Conforme Tere, a edição de 2020 será analisada em conversa entre os padres da Diocese e o novo bispo, Dom José Gislon. Os voluntários também serão convidados para participar da organização.


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.