Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Emprego 18/10/2019 | 18h32

Projeto EmpregarRS movimenta agência do Sine em Caxias do Sul


Projeto EmpregarRS movimenta agência do Sine em Caxias do Sul
Foto: Paula Brunetto/ Rádio Caxias

No início da manhã desta sexta-feira (18), já por volta de 05h30, a população formou uma pequena fila em frente da agência FGTAS/Sine  de Caxias do Sul. Cerca de 70 senhas foram distribuídas ao público que estava em busca de 184 vagas oferecidas no município. Além do cadastramento no sistema, a ação previa entrevistas pessoais com empresas na sede da agência, além de orientações para busca de primeiro emprego e matrículas para conclusão de ensino fundamental e médio. Durante o período da tarde, mais 70 senhas estavam disponíveis para os interessados.

Uma das primeiras pessoas a chegar na fila, por volta de 06h, foi Carmen Lucia Lopes, moradora do bairro Kayser. De acordo com Carmen, ela tem experiências em serviços gerais, montagem, controle de qualidade, babá, entre outras áreas, mas nesta edição do projeto Empregar veio em busca de qualquer trabalho que o perfil se encaixe. Na visão dela, não dá para ficar sem emprego no modo que está a economia atualmente.

Já o pequeno empresário do ramo de pinturas industriais, Bento Gomes de Souza, de 46 anos, comenta que teve que fechar a empresa que tinha e se desvencilhar de bens para consegui pagar as contas. Bento explica que acompanha as vagas do Sine pelo aplicativo, e viu neste projeto uma oportunidade de se inserir como empregado no mercado de trabalho.

Segundo o coordenador da agência de Caxias do Sul, Valdemar de Lima, as principais vagas ofertadas foram nos setores de metalurgia, construção e auxiliar administrativo. Porém, para o encaminhamento e aprovação das pessoas nas empresas, há algumas exigências. Dentre elas, a conclusão do ensino fundamental e médio. Por isso, junto com o preenchimento de vagas, a ação EmpregarRS trouxe capacitação aos candidatos, nas situações de como se portar numa entrevista de emprego e como preencher adequadamente um currículo.

Também estavam presentes os agentes da 4ª Coordenadoria, realizando a divulgação das instituições municipais que ofertam turmas para pessoas fora de idade escolar que não concluíram os anos iniciais em tempo hábil. Segundo a assessora pedagógica, Gisele Bacarin, as matrículas são direto nas escolas, os interessados podem buscar mais informações no telefone (54) 3220-6700.

A sexta edição do evento ocorreu até 16h, em nível estadual, ofertando mais de três mil vagas. O EmpregarRS é realizado anualmente desde 2015, pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), e já atendeu 83.706 trabalhadores gaúchos.


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.