Rádio Caxias

Notícias



AGENDA

31/10/2019 | 15h15

Projeto Atelier NAV com o diretor Hique Montanari encerra maratona formativa do Atelier NAV


Projeto Atelier NAV com o diretor Hique Montanari encerra maratona formativa do Atelier NAV
Foto: Divulgação/ Rodrigo Marrom

Com uma proposta de 16 horas-aula, a oficina teórico-dissertativa com Hique Montanari se propõe a uma introdução às ferramentas e conhecimentos que o Diretor Cinematográfico usa para guiar a equipe de filmagem e seu trabalho de direção. 
O programa também aborda a relação com direção de fotografa e direção de arte, direção de atores, técnicas de entrevistas para documentários, preparação do material para montagem, etapas do processo de montagem e finalização de imagem, etapas do processo de edição e finalização de som, o design de som, cópias finais, noções de distribuição e de inscrição em festivais, necessidades de produzir acessibilidade audiovisual (AD, legenda descritiva, libras), mídias e resoluções, formatos de telas, etc.

O diretor Hique Montanari é bacharel em Publicidade e Propaganda e Pós-Graduado/Especialização em Produção Cinematográfica. Desde 1991, atua como Roteirista e Diretor Cinematográfico, também sendo professor universitário. Dirigiu programas e séries para TV, exibindo trabalhos em rede nacional, documentários e curtas de ficção, além de premiado em festivais de cinema no Brasil e exterior. O multipremiado filme YONLU (2017) é a sua estreia na direção de longa-metragem para cinema. Entre os prêmios estão o da 41ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo como Melhor Filme Brasileiro de Diretor Estreante, além de Melhor Longa e Prêmio da Imprensa, no 9º Festival Internacional de Cinema da Fronteira, Bagé. Estreando em agosto de 2018 nos cinemas brasileiros, YONLU ficou por doze semanas consecutivas em cartaz, já tendo sido premiado em Amsterdam, Holanda, com o Prêmio Humanidade e Melhor Ator, e em Milão, Itália, como Melhor Ator.
Concebido pelo Ponto de Cultura Núcleo Audiovisual e com direção do professor e cineasta Daniel Vargas, o projeto realizou oito oficinas de produção audiovisual. Participaram do projeto a diretora Iuli Gerbase, o montador André Luís Garcia, Juan Quintans, com oficina sobre “Som direto”; além de Gilka Vargas e Iara Noemi, com trabalho sobre direção de arte, Bruno Polidoro, com a oficina “Cinematografia no Cinema”. Também vieram a Caxias do Sul para Master Class, oficinas e exibição de seus filmes os diretores Kiko Goifman e Cristiano Burlan. Ainda segue em execução a proposta de levar filmes de Goifman e Burlan para sessões especiais e didáticas em escolas caxienses. 

A meta principal do projeto foi a formação de público e agentes da cultura audiovisual, despertando o interesse de Caxias do Sul e região pelo fazer artístico e potencial econômico e social do cinema e demais narrativas audiovisuais. A partir dos encontros, a meta final é a produção de um curta-metragem, que terá assinatura coletiva. 
“Acredito que o projeto superou as expectativas. Trouxemos novos nomes e diretores consagrados do audiovisual a Caxias do Sul, colocando a cidade frente à perspectiva da melhora da quantidade e qualidade das produções audiovisuais daqui. E ainda sabemos que a formação de público é um desafio, esperando mais adesões nos próximos projetos”, diz o coordenador Daniel Vargas. 
A oficina terá uma taxa e inscrição de R$ 50,00 (cinquenta reais). Pessoas da terceira idade, comerciários e estudantes que comprovem estar matriculados neste semestre terão 50% de desconto. Os valores das taxas têm a função de manter o comprometimento dos participantes e serão usados para cobrir custos de manutenção, limpeza e serviços básicos de utilização do espaço do Ponto de Cultura NAV. Será concedido um certificado de participação para quem comparecer a 75% das atividades desenvolvidas durante as oficinas.

As inscrições para as oficinas deverão ser realizadas pelo site do NAV (www.culturanav.com.br).

O projeto Atelier NAV é desenvolvido com financiamento da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, com apoio cultural da FSG – Centro Universitário, realização do NAV, da Xamã Films e do Fecomércio RS – SESC Caxias do Sul, e apoio do Teatro Moinho da Estação e NeoTecnology. 

O que: Oficina “Introdução à Direção Cinematografia” com Hique Montanari
Quando: sábado, dia 02, das 9h às 19h, e domingo, dia 03, das 10h às 18h
Onde: Ponto de Cultura NAV (Rua Coronel Flores, 810, Fundos)
Quanto: R$ 50,00 (cinquenta reais). Pessoas da terceira idade, comerciários e estudantes que comprovem estar matriculados neste semestre terão 50% de desconto.

 

 









Em breve
Nenhum jogo no momento.