Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Agressões 14/06/2019 | 04h51

Programação visa conscientização da violência contra o idoso


Programação visa conscientização da violência contra o idoso
Foto: Prefeitura de Caxias do Sul

O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa é celebrado neste sábado (15). Em alusão, na data, a Secretaria da Saúde (SMS) de Caxias do Sul vai promover distribuição de materiais informativos e dar orientações sobre o assunto junto às unidades básicas de Saúde (UBSs). Já nesta sexta (14), a partir das 13h30, o Conselho Municipal do Idoso realiza uma blitz na Praça Dante Alighieri.

A enfermeira do Núcleo de Atenção às Saúde do Adulto e do Idoso, Maria Elenir Anselmo, comenta que, somente no ano passado, foram feitos 140 registros em Caxias. O levantamento é da Vigilância Epidemiológica, e leva como base o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).

Ela ressalta ainda que as maiores notificações envolvem agressão física e a negligência, sendo esta última o principal tipo de violência praticado. Maria Elenir destaca que as mulheres são as principais vítimas, e as hostilidades, grande parte das vezes, são feitas por familiares.

Entre 2010 e 2018, 1.350 casos de violência contra idosos foram registrados em Caxias.

Maria Elenir ainda comenta sobre a importância da denúncia. Ela também elenca órgãos competentes, que são responsáveis por adotar medidas que protejam o idoso e responsabilizem o causador da violência. As denúncias podem ser feitas para a Coordenadoria Municipal do Idoso, Conselho Municipal do Idoso, para a Delegacia de Polícia, Disque 100 ou ainda pelo Alô Caxias.

 

Tipos de violência

Física; negligência e abandono; sexual; psicológica, configurada quando há gestos de humilhação, hostilização ou xingamentos; financeira, que ocorre quando o idoso tem seu salário retido ou seus bens destruídos; autoagressão e autonegligência.

 

O que fazer se for um idoso vítima de violência?

Conversar com uma pessoa de confiança e pedir ajuda. Também é possível solicitar auxílio a um profissional de saúde. Os casos de violência devem ser obrigatoriamente informados pelos serviços de saúde às autoridades competentes.

 

O que fazer quando suspeitar que um idoso é vítima de violência?

Comunicar os órgãos competentes, que são responsáveis por adotar medidas que protejam o idoso e responsabilizem o causador da violência. São eles:

- Coordenadoria Municipal do Idoso: 3220.8700

- Conselho Municipal do Idoso: 3901.1253

- Delegacia de Polícia: procurar a mais próxima ou ligar para o número 190

- Disque 100: número pode ser usado para denunciar qualquer violência contra a pessoa idosa

- Alô Caxias: 156


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.