Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Cultura de paz 03/10/2021 | 14h06

Programa de Pacificação Restaurativa conta com novos facilitadores em Caxias


Programa de Pacificação Restaurativa conta com novos facilitadores em Caxias
Foto: Divulgação/ Prefeitura de Caxias do Sul

O Programa Municipal de Pacificação Restaurativa, ligado à Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social, promoveu a formação de novos facilitadores, no mês de setembro. Os certificados, desses 19 participantes, serão entregues durante a  VI Semana de Justiça Restaurativa de Caxias do Sul, que acontecerá entre os dias 16 e 19 de novembro. Os novos facilitadores devem atuar nos Círculos de Construção de Paz, com ênfase em situações menos complexas.

A coordenadora do programa municipal de Pacificação Restaurativa, Débora Adriana Schmidt, explica que os Círculos de Construção de Paz oportunizam momentos de vivência e servem como metodologia para melhorar as relações interpessoais.  Além disso, a formação de novos multiplicadores está alinhada a uma das metas do plano de governo e que ainda pretende a reinstalação e o fortalecimento do programa Caxias da Paz.

Débora assinala que o curso torna essas pessoas instrumentos para difundir a cultura de paz no Município, por meio de uma ferramente simples, mas que ajuda na resolução de conflitos.  Isso a partir de uma escuta qualificada e que leve em conta preceitos básicos a  dignidade,  o respeito nas relações humanas, a autonomia e  o protagonismo social.

Além disso, o  programa contribui para a prevenção de conflitos sociais, não apenas para a  sua resolução pacífica.

A iniciativa teve o apoio da Faculdade IDEAU, que cedeu o espaço para realização do curso; da Secretaria do Meio Ambiente, do Horto Municipal e do Samae.  A formação foi ministrada pelos instrutores Délcio Cruz Junior, Rodolfo Pizzi e pela coordenadora do programa, Débora Adriana Schmidt.

E teve a participação de servidores das secretarias de Segurança Pública e Proteção Social,  de Recursos Humanos e Logística, e de integrantes do programa Bem Viver.


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.