Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Segurança alimentar 20/06/2021 | 15h58

Procuradoria da Mulher articula ampliação das hortas comunitárias em Caxias do Sul


Procuradoria da Mulher articula ampliação das hortas comunitárias em Caxias do Sul
Foto: Ruan Alves

Na última quarta-feira (16), a procuradora Especial da Mulher e vereadora Denise Pessôa (PT) realizou uma reunião com o titular da Secretaria de Agricultura, Rudimar Menegotto. Na pauta esteve a implementação de mais hortas comunitárias em Caxias do Sul.

A ideia surgiu após a parlamentar observar a insegurança alimentar a que muitas famílias do Município estão sujeitas desde o início da pandemia. Segundo ela, a intenção com isso é postular políticas públicas eficientes no combate à fome. 

Neste contexto, as hortas comunitárias despontam como excelente opção. Além de alimentarem à comunidade nas quais estão inseridas, ainda podem gerar renda extra, com a venda de produtos excedentes.

Inclusive, Denise assinala que identificou a existência de uma legislação que trata sobre o tema alusiva a 2004, mas cuja atuação ainda é muito limitada e deficitária. Tanto que as hortas comunitárias só vingaram na Vila Ipê, e uma outra começa a ganhar forma no bairro Santo Antônio. 

No entanto, a parlamentar garante que a demanda é muito superior, um informação corroborada pela ONG  'Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e pela Vida'.   

Por essa razão, a parlamentar decidiu reunir-se com o titular da Secretaria de Agricultura do Município, a fim de pensar alternativas para fomentar o projeto no Município. Ficou acordado que a Secretaria irá formular um decreto, no qual deverá constar todo o funcionamento do projeto, enquanto à Procuradoria Especial da Mulher caberá articular interessados em participar do projeto, inclusive buscando parcerias.

Denise lembra que a concessão dessas áreas pode ser feita por uma associação de moradores, grupo familiar, ou mesmo alguma entidade interessada em apadrinhar o projeto. A horta comunitária pode ser implementada tanto em área pública quanto privada, desde que tenha anuência do proprietário.


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.