Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Orientação 09/07/2019 | 18h38

Procon faz nova autuação contra empresa de fotografia que fazia abordagens abusivas


Procon faz nova autuação contra empresa de fotografia que fazia abordagens abusivas
Foto: Pâmela Azeredo / Divulgação

O coordenador do Procon Caxias do Sul, Luiz Fernando Horn, orienta os consumidores a desconfiarem de empresas que realizam abordagens nas ruas de Caxias do Sul. A recomendação é feita após três empresas do ramo da fotografia terem sido suspensas por práticas abusivas. Os três estabelecimentos são dos mesmos sócios-proprietários, que abriram em locais diferentes para tentar negligenciar os avisos e multas aplicadas pelo órgão de fiscalização municipal.

De acordo com Horn, o Procon recebeu diversas denúncias que funcionários destas empresas abordavam de forma abusiva os consumidores nas calçadas da área central do município. As reclamações vinham principalmente de idosos, onde eram persuadidos a contratar a empresa para ganhar brindes e descontos. Além disso, a entidade já havia recebido a informação de que o grupo havia mudado de endereço e adquirido um novo nome fantasia para a empresa, por isso a fiscalização demorou um pouco para agir, pois precisava confirmar as informações.

Horn solicita que idosos e demais consumidores a fiquem atentos a empresas que realizam abordagens nas ruas e sugerem benefícios aos clientes. Segundo ele, o Procon não quer empresas que sejam desleais com os consumidores atuando em Caxias do Sul, por isso pede que a população denuncie.

Luiz Fernando Horn ainda explica que foi aplicada uma multa de mais de R$ 179 mil para os proprietários, e o processo será encaminhado ao Ministério Público. Porém, o órgão de fiscalização não consegue agir sozinho, e a população pode auxiliar realizando as denúncias. Caso estas empresas voltem às atividades de abordagem, ou outras empresas que trabalham desta forma desleal sejam encontradas, o consumidor deve se dirigir à sede do Procon Caxias e registar a ocorrência, ou fazê-la através do site procon.caxias.rs.gov.br.

Os valores arrecadados com as multas aplicadas pelo Procon são direcionados ao Fundo Municipal de Defesa ao Consumidor, e voltam à população por meio de políticas públicas.


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.