Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Serviço 12/07/2019 | 10h09

Procon Caxias alerta para riscos na exposição de dados dos consumidores no cadastro positivo


Procon Caxias alerta para riscos na exposição de dados dos consumidores no cadastro positivo
Foto: Divulgação

Em contrapartida aos benefícios na redução de taxas de juros que o cadastro positivo compulsório pode gerar à população, o Procon Caxias alerta para os riscos iminentes aos consumidores. O novo sistema entrou em vigor na última terça-feira (09). O registro prevê a adesão automática no repasse, sem consentimento, de informações de histórico de pagamento de cidadãos a serviços de proteção de crédito.

Para o Coordenador do Procon Caxias do Sul, a nova vigência traz inúmeras preocupações. Luiz Fernando Horn esclarece que o novo mecanismo só vai funcionar, de forma plena, com a regulamentação da nova legislação de proteção de dados, prevista para agosto de 2020. Até lá, segundo ele, há risco de os consumidores terem os seus dados privados violados, por conta de sequestros de informações, que frequentemente empresas sofrem.

Outro ponto mencionado pelo gestor do órgão de defesa ao consumidor está relacionado ao assédio de consumo, por meio de publicidades direcionadas. Estelionatários podem utilizar os dados dos consumidores para cometerem fraudes, destaca o coordenador do Procon.

Se o consumidor não apreciar a ideia de seus dados pessoais constarem no cadastro positivo é possível removê-los.

 


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.